Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Sessão Ordinária do Consepe e Consuni realiza homenagem póstuma ao Reitor da USFC

Sessão Ordinária do Consepe e Consuni realiza homenagem póstuma ao Reitor da USFC

por Comunicacao UNIRIO publicado 06/10/2017 08h10, última modificação 06/10/2017 10h54

Durante a 403ª Sessão Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe),  realizada no dia 5 de outubro, quinta-feira, às 14h, no Auditório Vera Janacopulos (campus da Reitoria), em conjunto com a 486ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), o reitor da UNIRIO,  Luiz Pedro San Gil Jutuca, solicitou um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, falecido na última segunda-feira, dia 2 de outubro. 

No dia 2 de outubro, Jutuca decretou três dias de luto em decorrência do falecimento do Reitor da UFSC.

  Confira abaixo a Nota da Andifes: 

Nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes): Falecimento do Reitor da UFSC

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), profundamente consternada, comunica o trágico falecimento do Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorrido na manhã desta segunda-feira.

O sentimento de pesar compartilhado por todos (as) os (as) reitores (a) das Universidades Públicas Federais, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo com o modo como o reitor Cancellier foi tratado por autoridades públicas ante a um processo de apuração de atos administrativos, ainda em andamento e sem juízo formado.

É inaceitável que pessoas investidas de responsabilidades públicas de enorme repercussão social tenham a sua honra destroçada em razão da atuação desmedida do aparato estatal.

É inadmissível que o país continue tolerando práticas de um Estado policial, em que os direitos mais fundamentais dos cidadãos são postos de lado em nome de um moralismo espetacular.

É igualmente intolerável a campanha que os adversários das universidades públicas brasileiras hoje travam, desqualificando suas realizações e seus gestores, como justificativa para suprimir o direito dos cidadãos à educação pública e gratuita.

Infelizmente, todos esses fatos se juntam na tragédia que hoje temos que enfrentar com a perda de um dirigente que, por muitos anos, serviu à causa pública. A Andifes manifesta a sua solidariedade aos familiares, à comunidade universitária da UFSC e aos amigos do reitor Cancellier. Continuaremos lutando pelo respeito devido às universidades públicas federais, patrimônio de toda a sociedade brasileira.

Brasília, 02 de outubro de 2017.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio