código do Google analytics Escola de Teatro recebe grupos residentes para intercâmbio de saberes — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Teatro recebe grupos residentes para intercâmbio de saberes

Escola de Teatro recebe grupos residentes para intercâmbio de saberes

por comunicacao — publicado 15/04/2016 08h05, última modificação 19/04/2016 06h18
Seminário de Estudos Teatrais é promovido pelo projeto Artes Cênicas em Extensão, que envolve coletivos da Baixada Fluminense e das zonas Norte, Oeste e Portuária da cidade

O projeto Artes Cênicas em Extensão, que promove o diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica da Escola de Teatro e coletivos cênicos de diversas regiões do Rio de Janeiro, iniciou em abril as atividades dos Seminários de Estudos Teatrais. Abrindo a programação, o primeiro grupo residente será a companhia Queimados Encena, que realizará encontros neste sábado, dia 16, e no último do mês, dia 30, sempre às 14h, na sala 602 da Escola.

A novidade de 2016 é que, ao contrário das edições anteriores, em que o formato era o de aulas e discussões propostas por artistas e professores, desta vez, os próprios coletivos irão organizar e apresentar suas práticas em eventos que serão mediados por convidados. Os grupos irão fazer demonstrações de seu trabalho e promover dinâmicas e debates, revelando seus modos de fazer teatro.

A proposta

Este é o terceiro ano de atividades do projeto Artes Cênicas em Extensão, que envolve coletivos teatrais da Baixada Fluminense e das zonas Norte, Oeste e Portuária da cidade. A proposta é oferecer respaldo à prática cênica já consolidada dos grupos, por meio da complementação de seus conhecimentos com os saberes produzidos na Universidade.

O trabalho é coordenado pelas professoras Ana Achcar, Inês Cardoso, Marina Henriques e Marina Vianna – com a colaboração da professora Marta Metzler – e pelos diretores Leandro Santanna (Queimados Encena) e Alexandre Damascena (Cia. Do Invisível).

Para as professoras, essa é uma oportunidade de fortalecer a ligação das atividades universitárias de ensino e pesquisa com as demandas da população, socializar o conhecimento acadêmico e democratizar o acesso aos instrumentos de sua produção.

Os encontros acontecem sempre às 14h de sábado. Confira a programação completa deste semestre:

Queimados Encena:

16 de abril: Encontro com os integrantes da Cia.

30 de abril: Encontro com a professora Marina Vianna.

Cia. do Invisível:

14 de maio: Encontro com os integrantes da Cia.

21 de maio: Encontro com Cecília Boal.

Cia. de Arte Popular:

04 de junho: Encontro com os integrantes da Cia.

18 de junhoEncontro com a professora Rosyane Trotta.

A Escola de Teatro se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

Outras informações estão disponíveis no blog do projeto.

registrado em: Teatro