código do Google analytics Seminário debate a tecnologia como apoio na aprendizagem no autismo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Seminário debate a tecnologia como apoio na aprendizagem no autismo

Seminário debate a tecnologia como apoio na aprendizagem no autismo

por comunicacao — publicado 19/03/2014 14h10, última modificação 21/03/2014 13h19
Evento é uma ação do projeto ‘Gestão Escolar para a Escola Inclusiva’, coordenado pela professora Elisangela da Silva Bernado, do PPGEdu

No dia 1º de abril, será realizado no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) o seminário "Autismo: Etiologia, Inclusão e Recursos Tecnológicos". O evento é uma ação do projeto "Gestão Escolar para a Escola Inclusiva: metodologias de ensino e objetos pedagógicos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência", coordenado pela professora Elisangela da Silva Bernado, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO.

O projeto foi recentemente contemplado em edital do Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Realizado em comemoração à Semana Mundial da Conscientização do Autismo, o seminário visa discutir a inclusão dos alunos com autismo na escola regular e as possibilidades de estratégias educacionais e tecnológicas que favoreçam o trabalho pedagógico com essas pessoas.

A programação está dividida em dois blocos de palestras (Neurobiologia do Autismo e Autismo e Inclusão), com a participação de especialistas de instituições como UNIRIO, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estácio de Sá (Unesa).

As inscrições estão abertas até o dia 25 de março, pelo e-mail escolainclusiva@int.gov.br. Os participantes devem informar nome, endereço, telefone, instituição, atividade, e-mail e, se for o caso, tipo de deficiência.

Sobre o projeto

Coordenado pela UNIRIO, o projeto "Gestão Escolar para a Escola Inclusiva" reúne pesquisadores da UFF, UFRJ, Unesa e do INT.

O objetivo é identificar escolas com ações inclusivas bem-sucedidas, de gestores escolares de 20 instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro, a fim de verificar as práticas que desenvolvem em seu contexto de trabalho em prol da consolidação da Escola Inclusiva.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio