código do Google analytics Secretário de Saúde do Rio destaca parceria com a UNIRIO para qualificação de profissionais do SUS — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Secretário de Saúde do Rio destaca parceria com a UNIRIO para qualificação de profissionais do SUS

por comunicacao — publicado 02/03/2015 18h00, última modificação 04/03/2015 09h45
Daniel Soranz ministrou no sábado, 28 de fevereiro, aula magna dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, voltados para a capacitação de médicos em Anestesiologia, Materno-infantil, Medicina Interna, Neurocirurgia, Ortopedia, e Urgência e Emergência

Em evento realizado no sábado, 28 de fevereiro, no Anfiteatro do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, ministrou a aula magna dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, oferecidos pela UNIRIO.

Na ocasião, o secretário destacou a importância da parceria entre o governo municipal e a Universidade, que visa qualificar profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde.

“Estou certo de que a integração entre as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e a UNIRIO vai gerar muitos frutos. Nosso objetivo é formar pessoas capacitadas para atuar na área da Saúde, e não tenho dúvidas de que vamos crescer juntos com essa parceria”, avaliou Soranz.

Os cursos de pós-graduação oferecidos pela UNIRIO foram formatados para atender às necessidades de qualificação de médicos do SUS. As áreas oferecidas para capacitação são Anestesiologia, Materno-infantil, Medicina Interna, Neurocirurgia, Ortopedia, e Urgência e Emergência.

Em sua apresentação para os novos alunos, Daniel Soranz fez um breve histórico das ações em saúde desenvolvidas no município do Rio. O secretário mostrou alguns resultados recentes, como a ampliação da receita e do número de procedimentos realizados, e destacou metas para 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio.

“A cidade está se preparando para os Jogos também na área da Saúde. Estamos voltados para a organização do sistema de saúde, com base na ampliação dos centros para atendimento primário e do corpo de médicos de Saúde da Família”, explicou Soranz. Segundo ele, a intenção é que, até o fim do ano, 55% da população estejam cobertos com médicos de família – atualmente, o índice é de 49%. Para 2016, a meta é chegar a 70% de cobertura.

Homenagem

Participaram da mesa solene o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; o presidente da Academia Nacional de Medicina e ex-reitor da UNIRIO, Pietro Novellino; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso; o diretor da Escola de Medicina e Cirurgia, Agostinho Ascenção; o diretor do HUGG, Fernando Ferry; o coordenador dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, Rossano Fiorelli; o subsecretário municipal de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Mário Celso da Gama Lima Júnior; o presidente da Funrio, Marco Areal; e o vereador João Ricardo.

O reitor Luiz Pedro Jutuca também ressaltou a relevância da abertura dos cursos de especialização com foco no SUS: “Só temos a ganhar com essa parceria entre poder público e academia. Ganha nosso Hospital, ganham nossos estudantes e ganha também a sociedade, que contará com profissionais mais qualificados”.

Antes de proferir a aula magna, o secretário Daniel Soranz entregou ao diretor da EMC, Agostinho Ascenção, uma placa em homenagem à Escola pela oferta dos cursos de pós-graduação.

Estudantes dos cursos de pós-graduação reúnem-se com professores da UNIRIO e com membros da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Marlon Nascimento)