código do Google analytics Secretário de Saúde do Rio destaca parceria com a UNIRIO para qualificação de profissionais do SUS — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Secretário de Saúde do Rio destaca parceria com a UNIRIO para qualificação de profissionais do SUS

Secretário de Saúde do Rio destaca parceria com a UNIRIO para qualificação de profissionais do SUS

por comunicacao — publicado 02/03/2015 18h00, última modificação 04/03/2015 09h45
Daniel Soranz ministrou no sábado, 28 de fevereiro, aula magna dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, voltados para a capacitação de médicos em Anestesiologia, Materno-infantil, Medicina Interna, Neurocirurgia, Ortopedia, e Urgência e Emergência

Em evento realizado no sábado, 28 de fevereiro, no Anfiteatro do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, ministrou a aula magna dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, oferecidos pela UNIRIO.

Na ocasião, o secretário destacou a importância da parceria entre o governo municipal e a Universidade, que visa qualificar profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde.

“Estou certo de que a integração entre as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e a UNIRIO vai gerar muitos frutos. Nosso objetivo é formar pessoas capacitadas para atuar na área da Saúde, e não tenho dúvidas de que vamos crescer juntos com essa parceria”, avaliou Soranz.

Os cursos de pós-graduação oferecidos pela UNIRIO foram formatados para atender às necessidades de qualificação de médicos do SUS. As áreas oferecidas para capacitação são Anestesiologia, Materno-infantil, Medicina Interna, Neurocirurgia, Ortopedia, e Urgência e Emergência.

Em sua apresentação para os novos alunos, Daniel Soranz fez um breve histórico das ações em saúde desenvolvidas no município do Rio. O secretário mostrou alguns resultados recentes, como a ampliação da receita e do número de procedimentos realizados, e destacou metas para 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio.

“A cidade está se preparando para os Jogos também na área da Saúde. Estamos voltados para a organização do sistema de saúde, com base na ampliação dos centros para atendimento primário e do corpo de médicos de Saúde da Família”, explicou Soranz. Segundo ele, a intenção é que, até o fim do ano, 55% da população estejam cobertos com médicos de família – atualmente, o índice é de 49%. Para 2016, a meta é chegar a 70% de cobertura.

Homenagem

Participaram da mesa solene o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; o presidente da Academia Nacional de Medicina e ex-reitor da UNIRIO, Pietro Novellino; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso; o diretor da Escola de Medicina e Cirurgia, Agostinho Ascenção; o diretor do HUGG, Fernando Ferry; o coordenador dos cursos de pós-graduação em Saúde no Âmbito do SUS, Rossano Fiorelli; o subsecretário municipal de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Mário Celso da Gama Lima Júnior; o presidente da Funrio, Marco Areal; e o vereador João Ricardo.

O reitor Luiz Pedro Jutuca também ressaltou a relevância da abertura dos cursos de especialização com foco no SUS: “Só temos a ganhar com essa parceria entre poder público e academia. Ganha nosso Hospital, ganham nossos estudantes e ganha também a sociedade, que contará com profissionais mais qualificados”.

Antes de proferir a aula magna, o secretário Daniel Soranz entregou ao diretor da EMC, Agostinho Ascenção, uma placa em homenagem à Escola pela oferta dos cursos de pós-graduação.

Estudantes dos cursos de pós-graduação reúnem-se com professores da UNIRIO e com membros da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Marlon Nascimento)



Capes CNPQ Imagem Rede Unirio