Revista Fontes Documentais homenageia grupo de pesquisa da UNIRIO
A Revista Fontes Documentais publicou esta semana o número especial Bibliotecas, Memória e Resistência: enlaces e entrelaces. A nova edição traz o dossiê comemorativo dos dois anos do grupo de pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência, liderado pela professora Daniele Achilles, do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.
O objetivo é apresentar pesquisas sobre a relação entre informação, conhecimento e unidades informacionais no contexto da memória e da resistência. São 13 artigos inéditos, um relato de experiência e dois ensaios que permeiam as áreas da Ciência da Informação, Educação, História e Literatura.
A Revista Fontes Documentais é um periódico quadrimestral organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior, com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica relacionada à área da Ciência da Informação.
Colaboraram com a publicação atual os membros do grupo de pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência e a professora Deise Maria Antonio Sabbag, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília.
Sobre o grupo
O grupo Bibliotecas, Memória e Resistência visa a estudar e difundir iniciativas plurais de bibliotecas públicas, escolares e especializadas, dentre outras, relativas à memória e resistência na contemporaneidade. Os pesquisadores se colocam na via de compreensão das dinâmicas da memória e, consequentemente, da resistência, com o intuito de valorizar esses espaços como lugares de memória, passíveis de experiências e vivências, revelando memórias individuais e coletivas, bem como suas implicações.