código do Google analytics Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados

Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados

por comunicacao — publicado 18/07/2014 13h55, última modificação 25/07/2014 16h19
Publicação ‘Cuidado é Fundamental Online’ já soma 28 indexações

A revista de pesquisa Cuidado é Fundamental Online, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, foi recentemente incluída em três bases de dados internacionais: Hemeroteca Cantarida (Fundação Index), Citefactor e Index Copernicus. Ao todo, o periódico já soma 28 indexações, em bases de dados nacionais e internacionais.

O editor da revista, professor Carlos Roberto Lyra, atribui o sucesso ao compromisso com a periodicidade da publicação. “Uma nova edição é lançada a cada três meses, totalizando quatro números regulares por ano – além de dois suplementares, sempre temáticos”, ressalta. Segundo Lyra, nas edições regulares, 80% do conteúdo correspondem a artigos originais, conforme determinações estabelecidas pela biblioteca eletrônica Scielo para a pesquisa em saúde.

Bases de dados

A Fundação Index é uma entidade científica internacionalmente reconhecida, que promove a pesquisa sobre cuidados de saúde nos contextos europeu e ibero-americano. Desde os anos 80 tem trabalhado com a gestão do conhecimento na área de Enfermagem, desenvolvendo linhas e grupos de pesquisa, gerando bases de dados e realizando atividades formativas e reuniões científicas.

Já a indexação do Citefactor pretende ser abrangente e cobrir todo o acesso aberto a revistas científicas e acadêmicas que utilizem adequado sistema de controle de qualidade, sem limitar-se a idiomas específicos ou áreas temáticas. O objetivo do diretório é aumentar a visibilidade e facilidade de uso de acesso aberto a revistas científicas e acadêmicas, promovendo assim maior impacto e utilização.

O Index Copernicus é uma plataforma internacional especializada em promover realizações científicas e apoiar a colaboração nacional e internacional entre cientistas, editores de revistas e instituições de pesquisa. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio