código do Google analytics Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Você está aqui: Página Inicial / Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente

Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente

A instituição foi criada em 1952, com o objetivo de acolher a abundante produção dos ateliês da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro

Na manhã do dia 4 de outubro, o reitor da UNIRIO, Ricardo Silva Cardoso, recebeu em seu gabinete o vice-presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, Eurípedes Júnior, e a  secretária-geral da mesma Instituição, Christina Gabaglia Penna.

O objetivo da reunião foi estreitar relações entre as duas instituições e ratificar  o apoio da UNIRIO na divulgação da Campanha  de financiamento coletivo crowdfunding Benfeitoria/BNDES + para reforma e expansão do Museu.  

A instituição foi criada em 1952, com o objetivo de acolher a abundante produção dos ateliês da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro. O tratamento conduzido pela psiquiatra Nise da Silveira usava a arte no lugar dos tratamentos psiquiátricos tradicionais à época, como o eletrochoque, a lobotomia e o coma insulínico. 

Atualmente, o local oferece oficinas terapêuticas e de atividades expressivas, como pintura, cerâmica e poesia, para pacientes do Instituto Nise da Silveira e de outros centros de atendimento. 

registrado em: Reitoria

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio