Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Reitor da UNIRIO participa de reuniões no Chile e na Espanha no mês de abril

Reitor da UNIRIO participa de reuniões no Chile e na Espanha no mês de abril

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/04/2017 08h30, última modificação 24/04/2017 08h54

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, participará de dois eventos internacionais, no mês de abril. O primeiro ocorrerá na Universidade do Chile, nos dias 20 e 21 de abril, durante a VIII Assembleia Geral de Reitores da Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe. Na ocasião, Jutuca será o representante do Brasil no Comitê Acadêmico dessa referida Rede.

Já no dia 28 de abril, Jutuca participará da reunião de coordenação do Grupo Tordesillas, que ocorrerá na sede da Universidade de Granada (Espanha). Estarão nesse encontro os reitores das Universidades de Aveiro (Portugal) e Granada (Espanha), além de representantes da Universidade de Valladolid (Espanha) e da Universidade de Lisboa (Portugal). Essa reunião integra o calendário de compromissos desse comitê executivo e tem como objetivo planejar o Encontro de Reitores desse Grupo, que ocorre anualmente no mês de outubro.

Saiba mais

A Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe é formada por universidades de 19 países da América Latina e Caribe e tem como objetivo incentivar, realizar e apoiar trocas de experiência na formação profissional de estudantes latino-americanos, por meio da  mobilidade acadêmica internacional entre universidades dessas regiões. Esse programa recebe o apoio financeiro do Banco Santander, que fornece bolsas para a estudantes de graduação e pós-graduação. No ano de 2016, sete estudantes de pós-graduação da UNIRIO foram contemplados pelo programa.

O Grupo Tordesillas é uma rede integrada por 55 universidades da Espanha, Brasil e Portugal, sendo o maior número de membros de membros provenientes de instituições de ensino superior brasileiras (28). Um dos principais projetos acadêmicos foi a estruturação dos Colégios Doutorais Tordesillas, dos quais a UNIRIO participou da formação, inclusive mantém a Direção do Colégio Doutoral Tordesillas de Enfermagem.


Acesso a Informação Capes CNPQ