código do Google analytics Realizado I Encontro entre mentores e responsáveis pelos projetos de Inovação Social — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Realizado I Encontro entre mentores e responsáveis pelos projetos de Inovação Social

por comunicacao — publicado 10/10/2017 12h55, última modificação 11/10/2017 09h07
Evento aconteceu no dia 7 de outubro, no Instituto Eurepeo di Design (IED). Os projetos participantes foram selecionados pelo I Ciclo de Mentoria do Projeto NICS/UNIRIO/Lasin

Colaboração, apoio, troca de experiências, vontade de fazer acontecer. Foi nesse clima que ocorreu, na manhã do dia 7 de outubro, no Instituto Eurepeo di Design (IED), o I Encontro entre mentores e responsáveis pelos projetos de Inovação Social, selecionados pelo I Ciclo de Mentoria do Projeto NICS/UNIRIO/Lasin. Nesse primeiro Ciclo, foram selecionados 15 projetos de inovação social e 17 mentores inscritos. A principal área dos projetos é a Educação.

De uma forma dinâmica e descontraída, após cada mentor se apresentar e os responsáveis por projetos explicarem suas propostas, houve a formalização dos grupos, de acordo com a demanda. Os próximos encontros, já pré-agendados, serão realizados diretamente entre os componentes dos grupos.

Núcleo de Inovação Cultural e Social (NICS) está vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da UNIRIO e tem por objetivo promover e acompanhar a realização de projetos de inovação social e cultural no âmbito da Universidade.

O conceito de Inovação Social, de acordo com a Stanford Social Innovation Review, é uma nova solução, mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes e cujo valor gerado beneficia, prioritariamente, a sociedade ou uma comunidade como um todo, e não apenas alguns poucos indivíduos.

Sobre a Rede Lasin

A UNIRIO é um dos dois polos da Rede Lasin (Latin America Social Network Innovation) no Brasil. Essa rede é financiada pela Comunidade Europeia e composta por universidades do Panamá, Colômbia, Chile, Brasil, Alemanha, Escócia e Espanha. Tem por objetivo apoiar e promover efetivamente a inovação social nas universidades como meio de alcançar um crescimento socioeconômico sustentável e inclusivo, coesão social e equidade na América Latina, por meio de atividades interculturais, curriculares e extracurriculares.

O projeto Lasin no NICS terá duas frentes principais:

• Catalisar projetos que se inscrevem para integrar o Núcleo por meio de chamadas públicas internas e externas;
  • Promover um Ecossistema de Inovação Social:

- Networking: eventos para conexão;

- Eventos de formação: seminários, workshops e palestras;

- Integração em redes sociais.

Outras informações no site da  PROPGPI  .