Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Questão de gênero em debate na série ‘Mesas-redondas Convergências & Divergências’

Questão de gênero em debate na série ‘Mesas-redondas Convergências & Divergências’

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/10/2016 08h50, última modificação 26/10/2016 08h40

Em sua quarta edição, a série Mesas-redondas Convergências & Divergências coloca em debate o Gênero no pensamento e na prática biblioteconômico-informacionais. A atividade faz parte do projeto de extensão Diálogos e Dilemas em Biblioteconomia: de onde viemos e como estamosvinculado ao Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (DEPB), e acontece nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 14h, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Com o objetivo de discutir a questão de gênero, especificamente a mulher e sua relação com as práticas e o pensamento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, a mesa-redonda terá como debatedores a professora Glinda Olinto de Oliveira, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e as doutorandas Leyde Klebia Rodrigues da Silva e Nádia Bernuci dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do IBICT/UFRJ. A mediação será realizada pela docente da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO Bruna Silva do Nascimento. O evento ainda contará com uma intervenção artística: uma performance com Rap Soul de Carol DAll Farra.

A mesa-redonda tem entrada gratuita e não requer inscrição prévia.

O CBPF fica na Rua Lauro Muller, 455, Botafogo.

Saiba mais sobre o evento.

Sobre a série 'Mesas-Redondas'

Fruto do projeto de extensão iniciado na UNIRIO, no final de 2014, com a parceria de pesquisadores de diferentes instituições, a série Mesas-Redondas Convergências & Divergências propõe discutir temas relevantes nos estudos informacionais. Em suas três primeiras edições, realizadas na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e na UNIRIO, contou com a participação de Cristina Ortega (UFMG), Geni Fernandes (UNIRIO), Lídia Freitas (UFF), Antonio Agenor Briquet de Lemos (Briquet de Lemos/Livros), Nanci Oddone (UNIRIO), Ana Célia Rodrigues (UFF), Eliezer Pires da Silva (UNIRIO), Geni Fernandes (UNIRIO), Ricardo Pimenta (IBICT) e Gustavo Saldanha (IBICT; UNIRIO). Foram debatidos, respectivamente, nos três eventos: a) as relações entre Bibliografia, Documentação e Biblioteconomia; b) Biblioteconomia e Ciência da Informação: perspectivas históricas, políticas e culturais; c) a Pós-Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação no Rio de Janeiro. 

 


Acesso a Informação Capes CNPQ