código do Google analytics Publicada segunda versão do Plano de Desenvolvimento Institucional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Publicada segunda versão do Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicada segunda versão do Plano de Desenvolvimento Institucional

por Comunicação publicado 24/05/2023 15h24, última modificação 25/05/2023 14h39
O processo de acompanhamento e controle do plano prevê o monitoramento das ações propostas pelas Macrounidades, além de revisões anuais

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) publicou a segunda versão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026, após revisão referente ao ano de 2023.

O PDI é o principal instrumento de planejamento da Universidade, sendo o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver.

A versão 2022-2026 do documento foi elaborada por uma comissão formada por gestores de 24 unidades organizacionais e comissões permanentes, contando com a participação de mais de 70 membros da comunidade acadêmica. Em seguida, foi aprovado pela Resolução nº 5.469, de 17 de dezembro de 2021, em Sessão Conjunta dos Conselhos Superiores da Universidade.

O processo de acompanhamento e controle do PDI vai além das obrigações legais, prevendo o monitoramento das ações propostas pelas Macrounidades, além de revisões anuais, conforme o andamento do plano.

O conteúdo essencial do texto não foi alterado, sendo considerados para a revisão apenas fatores como possíveis equívocos de digitação; adaptações textuais, para melhor compreensão das ações propostas; e inclusão de ações a serem iniciadas em 2023, consideradas prioritárias.Também foram feitas a revisão de metas futuras, para refletirem a melhor capacidade de atuação da unidade; a revisão da fórmula de cálculo de indicadores, para melhor demonstração do atingimento das metas; a exclusão de ações consideradas indevidas, ou que precisaram ser descontinuadas; e a transferência de responsabilidade de ações entre unidades.

Além disso, na nova versão, incluem-se um texto com as ações correspondentes à Editora da UNIRIO, Unidade Suplementar recém-criada pela Resolução nº 5.587, de 23 de agosto de 2022, e uma breve apresentação sobre as Ligas Acadêmicas e as Associações Atléticas Acadêmicas, como entidades de socialização dos discentes. Ao final desse processo, foram contabilizadas a inclusão de 19 ações e a exclusão de 10, totalizando 631 ações projetadas para os próximos anos de vigência do PDI.