código do Google analytics Proplan inicia processo de elaboração do PDI 2022-2026 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Proplan inicia processo de elaboração do PDI 2022-2026

Proplan inicia processo de elaboração do PDI 2022-2026

por daniela.oliveira — publicado 30/11/2020 10h50, última modificação 30/11/2020 11h53
Primeira etapa terá questionário para a comunidade universitária, com vistas a uma análise ambiental da UNIRIO

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) irá disponibilizar, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Copladi), um questionário pesquisa-diagnóstico com o objetivo de realizar uma análise ambiental da UNIRIO voltada ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), quadriênio 2022-2026. Toda a comunidade universitária será convidada a participar.

A análise ambiental fornece um diagnóstico situacional indispensável para formular o plano estratégico, ao considerar os fatores internos e externos que impactam o funcionamento da organização e o alcance de sua missão institucional. Os pontos fortes e pontos fracos da Universidade, decorrentes das suas respostas, serão reunidos em um mapeamento da Universidade e essa análise servirá para nortear as decisões sobre o planejamento estratégico.

Nesta etapa de análise, com base na experiência de cada unidade organizacional e respectivas unidades subordinadas, o respondente será solicitado a indicar sua avaliação quanto a cada item apontado nas dez dimensões da avaliação institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

O planejamento estratégico é um processo sistêmico de estabelecimento da estratégia para, a partir de uma condição presente e do entendimento do que é a organização e qual o seu papel, e considerando a análise do contexto, alcançar uma situação futura desejada, buscando sempre maior efetividade dos resultados e eficiência da gestão dos recursos.

A previsão é que o questionário seja disponibilizado já nesta primeira semana de dezembro.