código do Google analytics PROPG recebe inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / PROPG recebe inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras

PROPG recebe inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras

por comunicacao — publicado 09/12/2012 23h00, última modificação 07/07/2015 09h17

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) recebe, até 13 de janeiro de 2013, inscrições para o edital do Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas para estudantes brasileiros de graduação que pretendem estudar em Universidades no exterior. Para concorrer, os interessados devem fazer a inscrição no site do Programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br) e entregar o histórico escolar atualizado na PROPG (Av. Pasteur, 296, Urca), das 10h às 17h.

Podem concorrer às bolsas estudantes brasileiros, matriculados nos seguintes cursos: Biologia, Biomedicina, Ciências – Biologia, Ciências – Matemática, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas – Biologia, Ciências da Natureza, Engenharia – Engenharia de Produção, Matemática – Matemática, Matemática (licenciatura ou bacharelado), Medicina, Sistemas de Informação. O candidato deve ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso. É preciso também ter Coeficiente de Rendimento Global igual ou superior a 7 no ato da inscrição, comprovado pelo histórico escolar.

O estudante poderá pleitear bolsas para um dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. A duração da bolsa é de 6 a 12 meses, podendo estender-se até 15 meses quando incluir curso de idioma.

A PROPG é responsável apenas pela homologação das inscrições, mediante análise da documentação dos candidatos. A seleção dos candidatos homologados será realizada pela CAPES/CNPq.

A íntegra do edital está disponível no link a seguir.

Edital_CsF_UNIRIO_2012_novo.pdf


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio