código do Google analytics PROPG e DPq lançam edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / PROPG e DPq lançam edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

PROPG e DPq lançam edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

por comunicacao — publicado 17/01/2013 23h00, última modificação 30/06/2015 12h29

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) e o Departamento de Pesquisa (DPq) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgaram o edital para seleção de propostas de pesquisadores da Instituição interessados na concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), destinadas a estudantes de graduação. As propostas serão recebidas entre os dias 25 de fevereiro e 08 de março, de acordo com o calendário previsto no edital.

A oferta é de 75 bolsas concedidas por meio do Programa institucional de bolsas IC do CNPq – PIBIC/CNPq, e 300 concedidas por meio do Programa institucional de bolsas IC da UNIRIO – IC/UNIRIO, das quais 18 estão reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. O auxílio, no valor de R$ 400, será concedido pelo período de 12 meses, entre agosto de 2013 e julho de 2014.

Para solicitar a bolsa para seu projeto de pesquisa, o docente deverá cumprir os seguintes requisitos: possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais Grupos de Pesquisa do CNPq sediados, obrigatoriamente, na UNIRIO; ser docente, com titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2010-2013; estar, preferencialmente, credenciado nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UNIRIO ou de outras IES; registrar ou já possuir registro do seu Projeto de Pesquisa no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da UNIRIO, o qual deverá refletir originalidade, relevância e viabilidade técnica.

As propostas serão avaliadas pelas Câmaras de Pesquisa e de Bolsas. Já o Departamento de Pesquisa será responsável pela priorização das propostas, de acordo com critérios como possuir bolsa de produtividade do CNPq; tratar-se de pedido de renovação do projeto, com documentação atualizada, bem como pedido de renovação da bolsa; ser docente credenciado em curso de pós-graduação stricto sensu da UNIRIO ou de outra IES; pontuação do Lattes; avaliação de projeto e/ou relatório; e regime de trabalho de 40h DE.

Confira o edital DPq 09/2012 no documento abaixo.

Edital_Bolsas_IC_2013_2014.pdf

Sobre o programa

O objetivo do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (IC) é promover a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, buscando despertar a vocação científica em estudantes de graduação, por intermédio de sua participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio