Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / PROPG e DPq lançam edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

PROPG e DPq lançam edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/01/2013 00h00, última modificação 30/06/2015 12h29

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) e o Departamento de Pesquisa (DPq) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgaram o edital para seleção de propostas de pesquisadores da Instituição interessados na concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), destinadas a estudantes de graduação. As propostas serão recebidas entre os dias 25 de fevereiro e 08 de março, de acordo com o calendário previsto no edital.

A oferta é de 75 bolsas concedidas por meio do Programa institucional de bolsas IC do CNPq – PIBIC/CNPq, e 300 concedidas por meio do Programa institucional de bolsas IC da UNIRIO – IC/UNIRIO, das quais 18 estão reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. O auxílio, no valor de R$ 400, será concedido pelo período de 12 meses, entre agosto de 2013 e julho de 2014.

Para solicitar a bolsa para seu projeto de pesquisa, o docente deverá cumprir os seguintes requisitos: possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais Grupos de Pesquisa do CNPq sediados, obrigatoriamente, na UNIRIO; ser docente, com titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2010-2013; estar, preferencialmente, credenciado nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UNIRIO ou de outras IES; registrar ou já possuir registro do seu Projeto de Pesquisa no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da UNIRIO, o qual deverá refletir originalidade, relevância e viabilidade técnica.

As propostas serão avaliadas pelas Câmaras de Pesquisa e de Bolsas. Já o Departamento de Pesquisa será responsável pela priorização das propostas, de acordo com critérios como possuir bolsa de produtividade do CNPq; tratar-se de pedido de renovação do projeto, com documentação atualizada, bem como pedido de renovação da bolsa; ser docente credenciado em curso de pós-graduação stricto sensu da UNIRIO ou de outra IES; pontuação do Lattes; avaliação de projeto e/ou relatório; e regime de trabalho de 40h DE.

Confira o edital DPq 09/2012 no documento abaixo.

Edital_Bolsas_IC_2013_2014.pdf

Sobre o programa

O objetivo do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (IC) é promover a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, buscando despertar a vocação científica em estudantes de graduação, por intermédio de sua participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados.

registrado em: , ,

Acesso a Informação Capes CNPQ