Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Projetos da UNIRIO animam Festa Junina na Urca

Projetos da UNIRIO animam Festa Junina na Urca

por Comunicacao UNIRIO publicado 06/07/2016 16h35, última modificação 07/07/2016 08h14

Conscientização e criatividade marcaram a participação da UNIRIO na tradicional festa junina da Lauro Müller, realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho. Doze projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), além do Centro Acadêmico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, estavam representados no evento, com barracas de comidas típicas e atividades lúdicas.

O projeto “Praias cariocas: instrumento para a conscientização ambiental no ensino” montou uma pescaria com animais da costa fluminense. Além de brindes, as crianças também ganhavam um pequeno livreto com a descrição dos animais e as consequências do acúmulo de lixo nas praias do ecossistema.

Já na barraca do projeto “Educar para prevenir”, as crianças aprendiam sobre a alimentação adequada para uma vida saudável e escolhiam os alimentos certos para jogar na “boca” de um coração. Depois, a criançada também podia aferir a pressão arterial, medir a altura e saber um pouco mais sobre a relação entre exercícios e alimentação saudável com uma vida livre de hipertensão.

O projeto “Fábrica de Cuidados: um espaço para criar modelos e tecnologias de cuidar em saúde”, coordenado pela professora Eva Maria Costa, ganhou o troféu de quarta melhor barraca do evento.

A festa junina é organizada pela Associação de Moradores da Lauro Müller e Adjacências (Alma), presidida por Abílio Valério Tozini, morador da região. As ações permitiram aproximar a UNIRIO da comunidade do entorno e divulgar os projetos de extensão da Universidade. A renda das barracas será revertida em beneficio dos projetos, ampliando a capacidade de atuação de cada um.

Participaram da festa os projetos Ações de Saúde em Comunidades Populares; Biblioteca Prisional; Educar para Prevenir; Fábrica de Cuidados; Filosofia na Sala de Aula; Juntos contra a Hipertensão; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Promoção da Saúde no Colégio Municipal do Sana/ Macaé; Orquestra Barroca da UNIRIO; Praias Cariocas; Biblioteca Comunitária; PET “Leitores da Maré”; e Treinamento da memória operacional de estudantes de graduação das diferentes áreas de conhecimento: otimização da cognição?

(Com informações da PROEXC)

Projeto “Praias cariocas: instrumento para a conscientização ambiental no ensino” montou uma pescaria com animais da costa fluminense (Foto: PROEXC)

O PET "Leitores da Maré" incluiu explicações sobre o projeto na própria decoração da barraca (Foto: PROEXC)

A barraca do projeto “Filosofia na sala de aula” foi uma das mais animadas, com pescaria, doces, salgados e fotos do Sebastião Salgado (Foto: PROEXC)


Acesso a Informação Capes CNPQ