código do Google analytics Projeto Portal do Carnaval e parceiros promovem o 2° Congresso Nacional do Samba — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Portal do Carnaval e parceiros promovem o 2° Congresso Nacional do Samba

Projeto Portal do Carnaval e parceiros promovem o 2° Congresso Nacional do Samba

por comunicacao — publicado 25/11/2012 23h00, última modificação 09/07/2015 12h49

De 30 de novembro a 2 de dezembro, o projeto de extensão Portal do Carnaval, da UNIRIO, e seus parceiros ligados à grande festa realizam o 2º Congresso Nacional do Samba: 50 anos da Carta do Samba. O evento ocorre na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (antigo Palácio Pedro Ernesto), no Centro, e no Museu da República, no Catete. Detalhes sobre o Congresso podem ser acessados no site www.unirio.br/portaldocarnaval.

O 2° Congresso Nacional do Samba tem como objetivo promover a discussão sobre o samba e o carnaval no contexto atual da economia criativa. Voltado a estudiosos e pesquisadores do samba, do carnaval e da cultura popular, o evento propõe uma revisão dos eixos temáticos da Carta do Samba, redigida pelo escritor e folclorista Edison Carneiro (1912-1972), que completaria 100 anos em 2012. A Carta foi aprovada por importantes personalidades desse segmento cultural, no Rio de Janeiro, ao fim do 1º Congresso Nacional do Samba, em 2 de dezembro de 1962, data que se consagrou como o Dia Nacional do Samba. Será o primeiro grande encontro público para discutir o tema, conhecer os usuários e colher opiniões e subsídios para a consolidação do Portal.

Além das conferências e mesas-redondas focadas nos eixos temáticos originários do 1º Congresso Nacional do Samba, uma comissão formada por especialistas na área de samba, música e cultura popular fará a avaliação de resumos acadêmicos que serão apresentados em sessões de comunicação oral nos dois dias do evento. O resultado da avaliação será divulgado até 25 de novembro. Até o dia 30 de dezembro de 2012, os aprovados devem encaminhar para o e-mail portaldocarnaval@unirio.br um artigo de sua autoria expandindo a temática do resumo aceito. O texto integrará os anais do 2º Congresso Nacional do Samba.

Confira a programação completa do evento no documento em anexo.


Sobre o Portal do Carnaval

Integrar a cadeia produtiva do Carnaval via web 2.0. Esse é o objetivo da rede social que permitirá a troca de informações, serviços, produtos, negócios e perfis de profissionais, fornecedores, organizações e empresários da festa popular no Rio de Janeiro. Portal do Carnaval é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com as instituições ligadas à folia carioca: Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras); Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj); Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (Aescrj); Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj); além de outros parceiros vinculados ao samba e ao carnaval. O projeto tem o financiamento do Sebrae/NA e da Finep e, no âmbito da UNIRIO, é coordenado pelo Prof. Jair Martins de Miranda, docente do Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Programação_2o.Congresso_nacional_do_Samba_Final.pdf

registrado em: Portal do Carnaval

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio