código do Google analytics Projeto de extensão realizou primeira visita guiada virtual à Biblioteca da Fiocruz — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão realizou primeira visita guiada virtual à Biblioteca da Fiocruz

Projeto de extensão realizou primeira visita guiada virtual à Biblioteca da Fiocruz

por Comunicação publicado 10/05/2021 14h00, última modificação 10/05/2021 14h00
Cerca de 40 pessoas da comunidade externa à UNIRIO participaram da atividade

O projeto de extensão Batendo perna por aí...nas bibliotecas cariocas realizou, no último dia 4, a sua primeira visita virtual guiada. A atividade ofereceu um passeio virtual, em 360 graus, pelos corredores da Biblioteca da Fiocruz em Manguinhos, a cerca de 40 pessoas da comunidade externa à UNIRIO. 

O roteiro da visitação foi construído buscando mostrar o espaço de forma contextualizada à história da Fiocruz no país e aos 120 anos de sua biblioteca. Durante a mediação, realizada pelos profissionais da biblioteca, foram ainda evidenciadas curiosidades sobre o acervo, exposições científicas, e coleções de obras-raras, destacados aspectos históricos da construção do campus e dos edifícios, assim como detalhes da arquitetura e do entorno.

A biblioteca de Manguinhos foi uma das visitadas presencialmente pelo projeto em 2019, porém, com o advento da pandemia e da necessidade do distanciamento sanitário, a equipe da biblioteca começou a pensar na criação de visitas virtuais. Em uma semana de inscrições, houve cerca de 300 interessados, superando a expectativa inicial dos coordenadores. 

A equipe vem discutindo a possibilidade de agendar outras visitas no segundo semestre, para atender aos demais inscritos que não conseguiram vaga. Estão nos planos, ainda, visitas virtuais focadas especialmente a alunos de ensino médio e fundamental.

 

Projeto de extensão Batendo perna por aí...nas bibliotecas cariocas 

Criado em 2018, o projeto possui foco em educação patrimonial e popularização da ciência. Tem por objetivo desmistificar o uso e o acesso às bibliotecas, levando pessoas da comunidade, um público exterior ao ambiente universitário, a conhecer algumas imponentes bibliotecas cariocas.

As ações do projeto podem ser acompanhada pelas suas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio