código do Google analytics Projeto Divulgar promove colóquio de divulgação científica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Divulgar promove colóquio de divulgação científica

Projeto Divulgar promove colóquio de divulgação científica

por comunicacao — publicado 14/08/2017 17h55, última modificação 14/08/2017 18h00
Evento, que acontece nesta quinta-feira, no Colégio Pedro II do Humaitá, pretende quebrar estereótipos da ciência

O Projeto Divulgar promove nesta quinta-feira, dia 17, o I Colóquio de Divulgação Científica em Escolas. O evento acontece no Colégio Pedro II do Humaitá.

Segundo os organizadores, a iniciativa visa “quebrar todos os estereótipos que envolvem a ciência”, estimulando a divulgação científica por meio de personagens da cultura pop, como Pokémon e Harry Potter. O público-alvo são alunos do Ensino Médio, mas estudantes de outros anos também são bem-vindos.

Além da mesa-redonda O que é ciência? Ela é a divulgação científica!, com o professor do Instituto de Biociências (Ibio) Elidiomar Ribeiro, haverá palestras dos projetos Mantis, Capim Limão, Geotales e Os Dragões de Harry Potter. Confira a programação completa.

O evento ocorrerá em dois turnos: de manhã, a partir das 8h45, e à tarde, a partir das 13h45. O Colégio Pedro II se localiza na Rua Humaitá, 80.

Alunos e professores interessados em participar devem se inscrever pelo site do evento.

Proposta

O Projeto Divulgar foi criado por alunos dos cursos de graduação em biologia da UNIRIO que são apaixonados tanto por divulgação científica quanto por zoologia cultural. Segundo os idealizadores, a proposta é mostrar à sociedade o quanto a ciência é “moldável e fascinante”, por meio da realização de eventos em diversos espaços.

“Queremos ser a ponte entre o conhecimento científico e a sociedade; queremos que todos vejam o que a ciência e pesquisa são hoje em dia; queremos mostrar que não somos apenas jalecos e o estereótipo antigo de pesquisadores entediados presos em laboratórios”, ressaltam. “Nós somos a zoologia cultural, o Pokémon e Harry Potter, somos a juventude e criatividade”.

Outras informações estão disponíveis na página do projeto no Facebook.