código do Google analytics Projeto de extensão promove capacitação em metodologias ativas de aprendizagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão promove capacitação em metodologias ativas de aprendizagem

Projeto de extensão promove capacitação em metodologias ativas de aprendizagem

por daniela.oliveira — publicado 20/05/2021 15h08, última modificação 20/05/2021 18h20
Atividade on-line aconteceu no dia 15 de maio e reuniu 99 participantes, entre professores, monitores e articuladores do projeto

No último sábado, 15 de maio, o projeto Pratica Rio, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UNIRIO, promoveu mais uma capacitação on-line voltada a professores, monitores e articuladores que participam da iniciativa e de outros projetos.

A atividade, que reuniu 99 participantes, teve como tema “Metodologias Ativas de Aprendizagem no contexto de projetos sociais e Covid-19”. O objetivo foi refletir sobre as mudanças ocorridas no mundo da vida, muitas potencializadas pela pandemia, a fim de preparar os participantes a reconhecer e aplicar as metodologias ativas de aprendizagem no contexto de projetos sociais esportivos, como a sala de aula invertida, a gamificação, as aulas-passeio, entre outras.

A professora Jaqueline Barradas, docente da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO e coordenadora da capacitação, ressaltou o enorme desafio imposto pela pandemia da Covid-19 para manter, dentro do possível, a rotina de nossas vidas: trabalhar, estudar e ter momentos de lazer e prazer. Ao mesmo tempo, destacou a necessidade de educação contínua dos professores que atuam nas comunidades, razão pela qual as capacitações dentro do projeto têm sido frequentes.

O reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, enviou mensagem aos coordenadores parabenizando a equipe pelo trabalho e dedicação, extensiva aos demais projetos presentes e aos profissionais envolvidos. O gestor técnico do Instituto Carioca de Atividades, Felipe Dias, presente na capacitação, salientou a importância da parceria universidade-sociedade, para o enfrentamento dos desafios relacionados à pandemia que impactam diretamente a saúde, cultura e bem-estar daqueles beneficiados pelos projetos sociais esportivos.

O projeto também produziu um manual sobre metodologias ativas, com utilização de linguagem simples, ilustrado e de caráter prático. Todas as etapas de elaboração da capacitação foram desenvolvidas em conjunto com a equipe do projeto e com a discente do bacharelado em Biblioteconomia e bolsista de extensão Valeska Angelo Torres.

Ao final da capacitação, 86% dos participantes avaliaram a atividade como ótima.

Sobre o Pratica Rio

O projeto de extensão Pratica Rio tem como missão democratizar o acesso da população fluminense às práticas de atividade física e esportiva, de lazer e de cunho educacional.

Entre outras ações, o Pratica Rio desenvolve estudos que subsidiam avaliações do impacto social e de qualidade de vida promovidas pelos núcleos. A iniciativa conta com apoio da Proexc/UNIRIO, do Instituto Carioca de Atividades, do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO