código do Google analytics Projeto de extensão da UNIRIO promove visitas guiadas a igrejas históricas do Rio — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão da UNIRIO promove visitas guiadas a igrejas históricas do Rio

por comunicacao — publicado 27/06/2013 00h00, última modificação 17/07/2015 16h11

O Centro da cidade do Rio de Janeiro reúne um rico acervo histórico em igrejas que se espalham pela região. Com o objetivo de compartilhar o conhecimento da história da arte e da arquitetura brasileira no período colonial, estudantes dos cursos de Museologia e Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) promovem visitas guiadas a 14 igrejas localizadas no centro do Rio e arredores, construídas nos estilos barroco e rococó – entre elas o Mosteiro de São Bento, o Convento de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Igrejas Históricas na Cidade do Rio de Janeiro – Descobrindo e revelando seus acervos”, coordenado pela professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da UNIRIO Marcia Valéria Teixeira Rosa. Para apresentar o projeto, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO promove nesta quinta-feira (27/06) uma mesa-redonda com os professores e pesquisadores Myriam Ribeiro de Oliveira, Marcus Tadeu Daniel e Laura Rónai. O evento acontece a partir das 18h30, no auditório Paulo Freire da UNIRIO (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca).

Segundo a professora Marcia Valéria, a intenção é mostrar a todos a importância do patrimônio histórico existente na cidade do Rio de Janeiro. “A ideia é propiciar aos alunos a oportunidade de visualizar, na prática, o conteúdo aprendido nas aulas de Arte Brasileira, e estender esse conhecimento à sociedade”, explica. Para fazer a mediação, os estudantes fizeram um curso intensivo sobre arte barroca e rococó, escultura e arquitetura do período colonial no Brasil.

Os visitantes terão oportunidade de aprender sobre patrimônios que já fazem parte do roteiro turístico, como o Mosteiro de São Bento, que reúne um vasto registro do período colonial – desde a fachada maneirista do século XVI até portões de ferro do século XIX. E também poderão visitar igrejas menos conhecidas, como a da Penitência, no Largo da Carioca, considerada como a joia da arquitetura carioca. “Ela é a única igreja no Rio de Janeiro folheada a ouro, as demais usam pó de ouro misturado a óleo. Além disso, sua pintura no teto é o primeiro registro de uso de perspectiva em igrejas da cidade”, conta Marcia Valéria.

Parceria com a JMJ

Para implantar o projeto, iniciado em março deste ano, foi necessário obter uma autorização da Arquidiocese do Rio. O contato com a entidade propiciou a aproximação com o comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude, gerando uma parceria formal. Durante o evento, que acontece de 23 a 28 de julho, serão promovidas visitas guiadas em 28 igrejas da cidade, com o apoio dos estudantes da UNIRIO.

Visitação

Com duração entre 20 e 40 minutos, as visitas do projeto “Igrejas Históricas na Cidade do Rio de Janeiro” acontecem até dezembro, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Interessados devem agendar a igreja e o horário desejado pelo e-mail agendamento.igrejashistoricas@gmail.com. Não serão marcadas visitas para o período de 23 a 28 de julho, devido às atividades da Jornada Mundial da Juventude.

Confira a lista de igrejas com visitas já programadas:
- Igreja e Mosteiro de São Bento (Rua Dom Gerardo, 68);
- Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Rua do Ouvidor, 35);
- Igreja da Ordem Terceira de N. S. Do Monte do Carmo (Rua Primeiro de Março, s/nº);
- Igreja da Santa Cruz dos Militares (Rua Primeiro de Março, 36);
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Largo da Carioca, 5);
- Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens (Rua da Alfândega, 54);
- Igreja de São Francisco de Paula (Largo de São Francisco de Paula, s/nº).

Mais informações podem ser obtidas na página http://igrejashistoricasriodejaneiro.blogspot.com.br