código do Google analytics Projeto da UNIRIO e da UFRJ oferece curso em videoaulas para professores de matemática — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO e da UFRJ oferece curso em videoaulas para professores de matemática

Projeto da UNIRIO e da UFRJ oferece curso em videoaulas para professores de matemática

por Comunicação publicado 07/10/2020 12h11, última modificação 07/10/2020 13h30
Live nesta quarta-feira (7) apresentará a iniciativa, que está com inscrições abertas

Disponibilizar um acervo completo e atualizado de videoaulas em português, disponível gratuitamente na internet, ao alcance de professores que ensinam matemática, desde as primeiras séries do ensino fundamental até a última série do nível médio.

Este é o principal desafio do Projeto Urca, iniciativa desenvolvida pela UNIRIO, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProexC), em parceria com a UFRJ. Docentes das duas instituições prepararam conteúdos em vídeo, sobre diferentes temas da matemática, que serão disponibilizados em módulos para estudo.

As inscrições para o curso já podem ser feitas pelo link https://forms.gle/HuyBJv9Gpk1Y6WcR7. Serão aceitos 100 inscritos em cada módulo, havendo possibilidade de inscrição em mais de um módulo. O cronograma de aulas e o programa dos módulos ficarão disponíveis na página da Proexc.

Nesta quarta-feira, 7 de outubro, às 17h30, uma live irá apresentar o projeto a todos os interessados. A transmissão será feita pelo endereço https://youtu.be/N-SDxNzLr9Y. Já a live de lançamento do programa ocorrerá no dia 13 de outubro, com a disponibilização do módulo 1.

Sobre o curso

Os módulos de videoaulas do Projeto Urca acontecerão até o começo de dezembro, e os professores poderão se inscrever em quantos módulos tiverem interesse. Será disponibilizada uma aula por semana, que demandarão cerca de duas horas de dedicação por aula. A maior parte delas estará disponível para os inscritos acessarem a qualquer momento.

Haverá lives semanais, sempre após as 17h30 e de curta duração, para viabilizar a participação de
professores que dão aula em todos os turnos.

Após a realização do curso, materiais selecionados, considerados capazes de utilização autônoma pelos interessados, serão disponibilizados para consulta a qualquer momento.

O Projeto Urca conta com o apoio técnico da Multirio, empresa pública do Secretaria de Educação da
Prefeitura do Rio de Janeiro, com larga experiência no desenvolvimento de materiais educacionais em
vídeo, e com o apoio logístico da Redetec, associação que promove a colaboração tecnológica entre
universidades e empresas do Estado do Rio de Janeiro.

Inspiração

O Projeto Urca teve como inspiração três outros projetos de referência na educação matemática brasileira, voltados à formação e à atualização de professores. Um deles é promovido, desde 1983, pela equipe do Setor Matemática do Projeto Fundão, da UFRJ, que realiza atividades de extensão universitária na área de formação continuada de professores de matemática, com grande aceitação em todo país.

Os outras duas iniciativas que inspiraram o Projeto Urca são desenvolvidas com a participação de docentes da UNIRIO. O projeto Livro Aberto de Matemática, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e desenvolvido com o apoio da UNIRIO e outras instituições, produz desde 2016 livros didáticos de Matemática com licença aberta, a partir de um trabalho colaborativo que envolve matemáticos, docentes universitários e professores da Educação Básica.

Já o programa de extensão Jogos & Matemática oferece cursos voltados para formação continuada de professores que ensinam matemática no ensino médio e fundamental. O material elaborado, apresentado e discutido no programa contribui para o ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula. Coordenado por quatro professores da UNIRIO, o programa conta com 27 colaboradores, entre professores e alunos da UNIRIO e de outras instituições.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio