código do Google analytics Programa Recosol divulga balanço de atividades realizadas no último semestre — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Programa Recosol divulga balanço de atividades realizadas no último semestre

Programa Recosol divulga balanço de atividades realizadas no último semestre

por comunicacao — publicado 23/01/2014 07h40, última modificação 23/01/2014 09h52
Estabelecimento de coleta seletiva solidária e aquisição de lixeiras e balanças para os campi da UNIRIO estão entre os principais avanços do período

O programa de gestão socioambiental Rede Colaborativa Solidária (Recosol) divulgou monitoramento das atividades do plano de ação realizadas entre os dias 31 de agosto e 31 de dezembro de 2013. Valendo-se de uma abordagem sistêmica que garante a atuação em diversas frentes, o Programa, implementado em 2012, tem provocado impactos positivos em relação à coleta e ao descarte de resíduos nos campi da UNIRIO.

Entre os avanços, firmou-se novo contrato com a empresa prestadora de serviços de limpeza, dessa vez incluindo a coleta seletiva solidária, realizou-se levantamento dos resíduos eletroeletrônicos inservíveis do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e foram adquiridos novos coletores e balanças para os campi da Universidade. A professora da Escola de Engenharia de Produção e coordenadora do Recosol, Heloisa Borges, destaca ainda a participação de alunos intercambistas e a realização do IV Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO (EIA), além das alianças com outros órgãos públicos e com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Gargalo

Apesar dos avanços, para Heloisa, a adesão da comunidade acadêmica ainda não é satisfatória, mesmo após um ano e meio de desenvolvimento do projeto. “Uma das razões pode ser a tradicional preocupação acadêmica com estudos e implementações para fora dos muros da universidade, além de outras adesões em paralelo”, aponta. Segundo a coordenadora, os próximos passos serão “a institucionalização da futura política socioambiental com gestão compartilhada e responsabilidades pactuadas, e a livre adesão da UNIRIO à Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e ao cumprimento das diretrizes do Projeto Esplanada Sustentável”.

A proposta do Programa Recosol é construir uma política socioambiental nos campi da UNIRIO de forma integrada, participativa e dialógica, visando integralizar o plano de ação da Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária, e sua continuidade. A meta do projeto é tornar-se, até 2016, referência em boas práticas de gestão socioambiental articulada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIRIO.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio