Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Programa Pibid promove atividades durante a 15ª SIA

Programa Pibid promove atividades durante a 15ª SIA

por Comunicacao UNIRIO publicado 26/10/2017 16h20, última modificação 27/10/2017 09h36

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UNIRIO organizou uma série de atividades durante a 15ª Semana de Integração Acadêmica (SIA) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. A programação do Pibid será encerrada nesta quinta (26), às 18h, com mesa-redonda que reunirá bolsistas e ex-bolsistas para falar sobre formação docente.

Na tarde de quarta-feira (25), aconteceram as oficinas com os bolsistas Pibid. À noite, foi realizada a mesa-redonda A escola dialógica, com a participação da professora Maria Tereza Esteban, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do professor Jonas Magalhães, supervisor do Pibid UNIRIO no colégio estadual Julia Kubitschek, e do professor do Ibio/UNIRIO Daniel Fonseca Andrade, coordenador do subprojeto Ciências.

A necessidade de pensar a formação docente numa perspectiva dialógica, o reconhecimento da escola como espaço de lutas e de tensão, os efeitos da falta de diálogo no ambiente escolar e as possibilidades de construção de uma agenda conjunta entre universidade e escola por meio do diálogo foram alguns dos pontos abordados pelos professores.

Na abertura da mesa, a coordenadora institucional do Pibid UNIRIO, Cristina Rigoni, leu uma carta do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid  (Forpibid) em defesa da continuidade do Programa na configuração atual.

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio