código do Google analytics Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA

Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA

por comunicacao — publicado 08/10/2019 19h24, última modificação 08/10/2019 19h24
Objetivo é fomentar pesquisas de Avaliação Tecnológica em Saúde

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) firmaram parceria com o objetivo de estimular pesquisas em Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS). A atividade conta com a orientação dos professores Cristiano Bertolossi, da UVA, e Roberto Carlos Lyra, da UNIRIO.

O projeto, liderado pela equipe do Doutorado em Biociências da Universidade Federal, contará com a integração de grupos de pesquisas das duas instituições: Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP), da UVA, e o Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (Laets), da UNIRIO. Além disso, a Veiga deixará à disposição o uso dos laboratórios de Informática, Enfermagem e o LabIdeias para a realização dos estudos.

As pesquisas sobre ATS ainda são recentes no Brasil e começaram em 2011, quando o Ministério da Saúde passou a utilizar as melhores evidências disponíveis para a incorporação de tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o tema passou a ter um papel primordial para garantir a qualidade e eficiência dos serviços na área da saúde.

Para Cristiano Bertolossi, que é o pesquisador líder do núcleo da UVA, a parceria beneficiará os alunos de diversas formas: “A iniciativa tem o objetivo de ofertar a produção de tecnologias de forma inter, multi e transdisciplinar, além de proporcionar a troca de experiências entre alunos e professores das duas instituições”.

Já para Roberto Carlos Lyra, a atividade, além de estreitar as relações entre as duas instituições de ensino, será uma oportunidade de oferecer conhecimento para os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências. “A parceria possibilita ampliar as atividades de cooperação em prol do desenvolvimento da ciência”, destaca.

(Comunicação Institucional/UVA)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio