Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Prograd divulga nota sobre anúncio de cancelamento de bolsas de iniciação à docência

Prograd divulga nota sobre anúncio de cancelamento de bolsas de iniciação à docência

por Comunicacao UNIRIO publicado 24/02/2016 14h50, última modificação 25/02/2016 11h31

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta terça-feira (24) nota sobre o anúncio do cancelamento de bolsas de iniciação à docência, feito pela Capes. No texto, o pró-reitor Alcides Wagner Serpa Guarino e a coordenadora do Pibid na UNIRIO, Andrea Fetzner, manifestam preocupação com o risco do aumento da evasão nos cursos de Licenciatura.

Leia a íntegra da nota:

O Pibid e o futuro da docência no Brasil

A Capes anunciou, por meio do Ofício 2/2016, que cancelará as bolsas de iniciação à docência que completarem 24 meses agora em fevereiro de 2016.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na UNIRIO, tem ativos sete subprojetos (Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Música, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia EAD e Interdisciplinar), que, segundo o Edital 2013, poderiam ser renovados por mais 24 meses.

As ações realizadas pelo Programa incluem a formação dos 118 estudantes bolsistas de cursos de Licenciatura nas 12 escolas públicas parceiras, 20 professores de escolas públicas (supervisores do Projeto), 11 professores do ensino superior coordenadores de subprojetos de área e duas professoras na coordenação do projeto (Institucional e de Gestão), perfazendo 151 bolsas dedicadas ao trabalho em formação de professores.

Com a colaboração de professores bolsistas de supervisão, os licenciandos aprendem a priorizar o planejamento, a avaliação e a organização didática do ambiente escolar de forma coletiva, provocativa no que se refere ao currículo, trazendo a possibilidade de trabalho com conhecimentos emergentes das experiências locais, dos debates, das curiosidades dos alunos da escola básica, tratados como conteúdos a serem descobertos.

Atualmente, dos 17 egressos do Programa, 16 trabalham na área de educação (veja em http://pibid.unirio.br/wp-content/uploads/2014/01/Tabela-Egressos-Pibid-2014-2015-1.pdf). Os supervisores (professores da escola pública) participam de grupos de estudos na Universidade e, por vezes, procuram retomar seus estudos em nível de Pós-Graduação. Os professores da Universidade, coordenadores dos projetos de área, dedicam suas pesquisas ao estudo das questões relacionadas à docência, produzindo conhecimentos que contribuem para a melhoria da escola pública no país.

A Capes, ao não renovar as bolsas, desestrutura o Programa e prejudica a continuidade dos estudantes de licenciatura que, em meio ao curso, deixam de contar não só com a bolsa, mas principalmente com a experiência oportunizada no âmbito do Programa.

A Prograd se preocupa com o risco do aumento da evasão nos cursos de Licenciatura. Junto com a coordenadora do Pibid na UNIRIO, profa. Andréa Fetzner, sugere que a redução de gastos proposta pela Capes a um dos projetos mais significativos de formação de professores que já tivemos neste país (pois incentiva o lugar e valor das licenciaturas nas Universidades, dá suporte aos estudantes e tudo isto de forma articulada entre escolas básicas e Universidades) poderia ser feita de forma a não prejudicar os estudantes dos cursos de Licenciatura, excluindo apenas aqueles que se formam a cada final de semestre e propondo, de forma equilibrada, a reorganização e continuidade dos projetos em andamento.

Hoje, às 10 horas, houve audiência pública no Senado Federal com as presenças do secretário de Educação Superior do MEC e também do representante do FORPIBID, entre outros, para tratarem do tema. A UNIRIO espera que esse encontro traga bons frutos para o Programa e, consequentemente, para os cursos de Licenciatura do país.

Alcides Wagner Serpa Guarino - Pró-reitor de Graduação da UNIRIO
Andrea Fetzner - Coordenadora do Programa Pibid/UNIRIO

Acesso a Informação Capes CNPQ