código do Google analytics Progepe oferece curso de estatística básica aplicada — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Progepe oferece curso de estatística básica aplicada

Progepe oferece curso de estatística básica aplicada

por comunicacao — publicado 16/05/2019 17h10, última modificação 17/05/2019 10h26
Inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, ou enquanto houver vagas

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação interna Estatística Básica Aplicada, que será ministrado pelo professor Alexandre Sousa da Silva, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A oferta é de 25 vagas. O curso é oferecido pelo Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

Destinado aos docentes, técnicos-administrativos e funcionários terceirizados da UNIRIO, o curso será realizado entre 4 de junho e 5 de julho, das 9h às 12h, na sala 505 N (Laboratório de Informática) do CCET. A carga horária é de 24h.

A capacitação tem como objetivo desenvolver a instrumentalização estatística de profissionais de qualquer área de formação, a fim de capacitá-los para coletar e analisar conjuntos de dados. Confira o Plano de Curso.

Segundo os organizadores, há uma demanda atual de que todo profissional, independente da respectiva área de atuação, tenha conhecimentos básicos em estatística. Tal fato deve-se, principalmente, à quantidade de dados que são gerados diariamente e à necessidade de transformá-los em informação, a fim de auxiliar na tomada de decisão. No curso, de viés prático, o participante discutirá e lidará com diversos tipos de pesquisa e estratégias de coleta de dados, construção de banco de dados, manipulação e análise de dados com programa computacional, análise de relatórios com informações estatísticas e formas inovadoras de visualização de dados, entre outros.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, às 12h, ou enquanto houver vagas. Interessados devem se inscrever pelo link https://forms.gle/NUFM2P3M86MhJqKB7.

O CCET fica localizado na Av. Pasteur, 458, na Urca.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio