código do Google analytics Progepe oferece curso de estatística básica aplicada — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Progepe oferece curso de estatística básica aplicada

Progepe oferece curso de estatística básica aplicada

por comunicacao — publicado 16/05/2019 17h10, última modificação 17/05/2019 10h26
Inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, ou enquanto houver vagas

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação interna Estatística Básica Aplicada, que será ministrado pelo professor Alexandre Sousa da Silva, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A oferta é de 25 vagas. O curso é oferecido pelo Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

Destinado aos docentes, técnicos-administrativos e funcionários terceirizados da UNIRIO, o curso será realizado entre 4 de junho e 5 de julho, das 9h às 12h, na sala 505 N (Laboratório de Informática) do CCET. A carga horária é de 24h.

A capacitação tem como objetivo desenvolver a instrumentalização estatística de profissionais de qualquer área de formação, a fim de capacitá-los para coletar e analisar conjuntos de dados. Confira o Plano de Curso.

Segundo os organizadores, há uma demanda atual de que todo profissional, independente da respectiva área de atuação, tenha conhecimentos básicos em estatística. Tal fato deve-se, principalmente, à quantidade de dados que são gerados diariamente e à necessidade de transformá-los em informação, a fim de auxiliar na tomada de decisão. No curso, de viés prático, o participante discutirá e lidará com diversos tipos de pesquisa e estratégias de coleta de dados, construção de banco de dados, manipulação e análise de dados com programa computacional, análise de relatórios com informações estatísticas e formas inovadoras de visualização de dados, entre outros.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, às 12h, ou enquanto houver vagas. Interessados devem se inscrever pelo link https://forms.gle/NUFM2P3M86MhJqKB7.

O CCET fica localizado na Av. Pasteur, 458, na Urca.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio