Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Professores da UNIRIO lançam CD e DVD ‘Presença de Villa-Lobos’

Professores da UNIRIO lançam CD e DVD ‘Presença de Villa-Lobos’

por Comunicacao UNIRIO publicado 17/12/2013 10h24, última modificação 17/12/2013 10h24

O duo formado pelos professores da UNIRIO Hugo Pilger (violoncelo) e Lúcia Barrenechea (piano) lança na próxima sexta-feira, dia 20, o CD e DVD Presença de Villa-Lobos. O concerto de lançamento, que integra a Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas do Instituto Villa-Lobos (IVL), acontece às 18h, na Sala Villa-Lobos.

No DVD, os músicos interpretam obras de Heitor Villa-Lobos e de outros compositores, em locações como Confeitaria Colombo, Palácio do Catete/Museu da República e Forte de Copacabana. Nas gravações, Pilger utilizou um violoncelo Martin Diehl confeccionado em 1779, que pertenceu ao próprio Villa-Lobos. Confira o repertório.

Trajetória

Lúcia Barrenechea foi orientadora de Hugo Pilger em seu curso de mestrado na UNIRIO, parceria que resultou na dissertação “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo”, lançada em livro pela Editora CRV. O trabalho aborda a relação de Villa-Lobos com seu primeiro instrumento, o violoncelo.

O duo já se apresentou em diversos concertos na Europa. No Brasil, participou do Festival de Outono de Ouro Preto e realizou a abertura do 50º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, em novembro de 2012 – quando foram usados o arco e o violoncelo que pertenceram a Villa-Lobos.

Iniciada nesta segunda-feira, dia 16, a mostra acontece até sexta-feira, dia 20, com shows de música popular, recitais de formatura, concertos de professores e apresentações de alunos, entre outras atrações. Todos os eventos são abertos ao público. Confira a programação

O IVL se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca. 

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312/3326.

registrado em: ,

Acesso a Informação Capes CNPQ