Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Professora da Universidade de Michigan encena espetáculo sobre impacto da prisão na estrutura familiar

Professora da Universidade de Michigan encena espetáculo sobre impacto da prisão na estrutura familiar

por Comunicacao UNIRIO publicado 19/05/2016 13h50, última modificação 20/05/2016 07h37

Qual o impacto da prisão na estrutura familiar? A questão é o mote do espetáculo teatral O Visitante atrás das grades (Doin’ Time: Through the Visiting Glass), que a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) promove na próxima quarta-feira, dia 25, às 19h, na Sala Roberto de Cleto. Escrita e interpretada pela professora da Universidade de Michigan (EUA) Ashley Lucas, a peça será apresentada em inglês, espanhol e português, e seguida de debate.

Filha de pai encarcerado por 20 anos, a autora começou a escrever a peça de teatro a partir da realidade, enfrentada por sua família e por tantas outras, de ter alguém que ama privado de liberdade. O texto se baseia em entrevistas realizadas nos estados americanos de Nova York, Texas e Califórnia com prisioneiros, suas famílias e profissionais que trabalham com prisões, além de cartas trocadas com mais de 400 presidiários de diversas partes dos Estados Unidos.

Reunindo o conteúdo das cartas e entrevistas à sua experiência pessoal, Ashley deu vida ao espetáculo em 2004, no papel dela própria. Desde então, a peça foi apresentada dezenas de vezes nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa – e, agora, irá estrear em outras línguas além do inglês, traduzida pelos alunos da Escola de Teatro Kathleen Brauer e Sérgio Kauffmann.

O evento faz parte da visita de um grupo de 18 estudantes da Universidade de Michigan à UNIRIO, acompanhados pela professora Ashley. Entre os dias 17 e 25 de maio, os alunos irão participar de diversas atividades de ensino e extensão promovidas pela Escola de Teatro. Confira a agenda completa da visita.

A Sala Roberto de Cleto se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ