Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Professora da UNIRIO assume presidência da Fundacentro

Professora da UNIRIO assume presidência da Fundacentro

por Comunicacao UNIRIO publicado 02/05/2013 00h00, última modificação 02/06/2015 12h00

A professora do programa de pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO Maria Amélia de Souza Reis foi nomeada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para o cargo de presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). A indicação foi feita pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. A cerimônia de posse acontece hoje, às 9h, na sede da Instituição, em São Paulo.

Como presidente, ela pretende ampliar a discussão e o conhecimento sobre saúde do trabalhador. “A educação para segurança precisa começar dentro de casa, com as famílias”, defende. “Desde crianças, as pessoas devem receber noções que serão levadas mais tarde para a rotina de trabalho.”

Maria Amélia graduou-se em História Natural em 1969 pela Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Em 1992 concluiu mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também fez o curso de doutorado em Educação, encerrado em 2002. É membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis 20) da Universidade de Coimbra. Coordena desde 2002 o Núcleo Inter(trans)disciplinar de Educação, Sexualidade, Saúde e Culturas (Niesc) da UNIRIO.

A Fundacentro é uma instituição vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de produzir e divulgar conhecimento voltado para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Além disso, participa da elaboração de políticas públicas e normatização na área. A sede se localiza na rua Capote Valente, 710, bairro Pinheiros, São Paulo.


Acesso a Informação Capes CNPQ