código do Google analytics Professor da UNIRIO participa de bate-papo 'Insetos e suas características extraordinárias!' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO participa de bate-papo 'Insetos e suas características extraordinárias!'

por comunicacao — publicado 11/05/2018 09h40, última modificação 14/05/2018 16h22
O evento será promovido pelo Museu da Vida (Fiocruz), na próxima segunda-feira, dia 14

O biólogo e professor da UNIRIO, Elidiomar Ribeiro da Silva,  participará do bate-papo Insetos e suas características extraordinárias!, que acontecerá no auditório do Museu da Vida, na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, das 13h30 às 16h30. O professor Elidiomar abordará o tema do segundo momento do evento A esperança é a última que morre: a entomologia nas manifestações culturais,  previsto para começar às 14h45.

"Vai ser uma tarde de muita troca de conhecimentos acerca das peculiaridades do mundo dos insetos, suas curiosidades e sua presença na cultura pop. A zoologia cultural estuda a presença dos animais nas mais distintas manifestações da cultura humana. Esse conhecimento pode ter aplicações no ensino, divulgação científica e na preservação da biodiversidade, por exemplo. Por sua forte e, muitas vezes, indesejável ligação com o ser humano, os insetos são frequentemente utilizados na TV, cinema, música e artes, bem como outros espaços, quase sempre com conotação negativa", explicou o professor.

Na primeira parte do evento, das 13h30 às 14h45, o biólogo Arlindo Serpa Filho, do Instituto Nacional da Mata Atlântica, falará sobre o tema Características extraordinárias das principais ordens de insetosSegundo Arlindo, os insetos vivem na Terra há aproximadamente 300 milhões de anos e vêm se adaptando a diversos tipos de ambientes. "Essas inúmeras mudanças fisiológicas, morfológicas e comportamentais podem ser observadas diante da grande diversidade de insetos, que têm forma, tamanho e cores diferentes", esclareceu.

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.

O Museu da Vida se localiza na Avenida Brasil,  4.365,  Manguinhos.