código do Google analytics Professor da Escola de Matemática destaca importância do aprendizado de conteúdos teóricos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Professor da Escola de Matemática destaca importância do aprendizado de conteúdos teóricos

Professor da Escola de Matemática destaca importância do aprendizado de conteúdos teóricos

por Comunicação — publicado 15/02/2022 11h26, última modificação 20/07/2022 13h19
Em matéria do jornal 'O Globo', Michel Cambrainha observa que nem todos os conceitos, como o Teorema de Pitágoras, serão aplicados no dia a dia, mas têm sua função

No último fim de semana, um famoso youtuber comentou nas redes sociais que, aos 34 anos, nunca precisou usar o Teorema de Pitágoras. A declaração causou polêmica e gerou uma discussão sobre a importância de se aprender conceitos e conteúdos teóricos no campo da matemática.

Em matéria publicada no jornal O Globo, o professor Michel Cambrainha, da Escola de Matemática da UNIRIO, observa que "existe uma grande necessidade dos alunos em ver utilidade prática em tudo que é ensinado em sala de aula, mas a função dos conteúdos nem sempre é serem aplicados no dia a dia".

Para o docente, o ensino da matemática deveria ser acompanhado da contextualização de fatos históricos e culturais, para estimular o interesse dos alunos.

"Se a matemática se juntasse à filosofia na sala de aula, poderíamos discutir: só o que é útil é importante?", questiona Michel, que, no fim do ano passado, respondeu às questões mais procuradas na internet sobre o Teorema de Pitágoras na série UNIRIO Explica.

Confira a íntegra dessa e de outras notícias na página UNIRIO na Mídia.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio