Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos destaca papel do editor no controle ético das publicações

Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos destaca papel do editor no controle ético das publicações

por Comunicacao UNIRIO publicado 29/04/2015 14h40, última modificação 30/04/2015 08h20

Teve início nesta quarta-feira, 29 de abril, o 1º Simpósio Internacional de Editoração Científica da UNIRIO, promovido pela Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, com a participação dos programas de pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) e em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH).

Na primeira palestra do dia, o presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar Mello Rode, propôs uma reflexão sobre os desafios da produção científica no Brasil, com destaque para o papel do editor no controle ético do processo de avaliação e de publicação da pesquisa científica.

Segundo Rode, o sistema de publicações convive com alguns pontos críticos, como a subjetividade dos conceitos de relevância e originalidade, e a possibilidade de plágio por parte dos revisores. Daí a importância do editor na avaliação dos pareceres recebidos.

Outro ponto a ser observado é a questão da autoria imprópria dos trabalhos a serem publicados. “Em certos casos existe uma pressão para incluir o nome de pesquisadores que não tiveram uma participação relevante, ou sequer participaram da pesquisa”, observou o presidente da Abec.

Sigmar Rode alertou ainda para os chamados “periódicos predatórios”, editados por empresas com menor nível de rigor científico na avaliação dos trabalhos submetidos. “Precisamos ficar atentos. A qualidade das revistas é fundamental para o maior reconhecimento de nossa publicação científica”, disse.

Abertura

Na abertura do evento, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO, Ricardo Cardoso, destacou a importância das revistas científicas da Universidade – atualmente são 16 publicações – para a difusão do que se produz na Instituição.

“A presença de pesquisadores e estudantes de diferentes cursos, e não só da Enfermagem, mostra que a UNIRIO reconhece a importância da produção científica em todas as áreas”, apontou Ricardo, que na solenidade representou o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca.

O professor da Escola de Enfermagem e coordenador do simpósio, Carlos Roberto Lyra da Silva, alertou que é preciso cultivar a cultura da publicação científica desde o início da vida acadêmica. “Por isso pensamos esse evento também para os estudantes, da graduação e da pós-graduação”, observou.

Participaram também da abertura do 1º Sinuec a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Almerinda Moreira; a professora Teresa Tonini, representando os programas de pós-graduação em Enfermagem; a professora Nebia Figueiredo, da EEAP; e Juliana Gadelha, representando a coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas.

As atividades do 1º Sinuec prosseguem até esta quinta-feira, 30 de abril. Confira a programação: http://sinuec.webnode.com/programacao/.


Acesso a Informação Capes CNPQ