código do Google analytics Pianista alemão apresenta concerto e ‘master classes’ no IVL — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Pianista alemão apresenta concerto e ‘master classes’ no IVL

Pianista alemão apresenta concerto e ‘master classes’ no IVL

por comunicacao — publicado 19/02/2016 16h20, última modificação 22/02/2016 14h19
Tim Ovens é professor da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, na Áustria

O Instituto Villa-Lobos recebe este mês o pianista alemão Tim Ovens, professor da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Áustria), para concerto e master classes. Os eventos integram o projeto de extensão Técnica e Interpretação Pianística, coordenado pelas professoras Lúcia Barrenechea e Érika Ribeiro. A entrada é franca.

O repertório do concerto incluirá obras raramente apresentadas no Brasil, como Klavierstück IX, de K. Stockhausen; Ophelia, de J. Cage; Sonata I.X.1905, de L. Janacek; e Tableaux d’une exposition, de M. Moussorgsky. A apresentação acontece na próxima quarta-feira, dia 24, às 19h, na Sala Villa-Lobos.

As master classes ocorrerão no mesmo local, nos dias 25 e 26, das 10h às 13h. Interessados em participar como executantes devem solicitar inscrição pelo e-mail pianoextesao@gmail.com.

Sobre o músico

Nascido em Flensburg (Alemanha), o pianista Tim Ovens estudou com mestres como Hans Leygraf, Karl Engel, Kurt Bauer e Paul Badura-Skoda. Atualmente reside em Hanover (Alemanha) e Viena (Áustria).

Viveu na China em 1987 e 1988, período em que se dedicou intensamente à cultura asiática. Em Pequim, Xangai e outras cidades do país, realizou recitais solo, concertos com orquestras e apresentações de música de câmara. Foi convidado por importantes faculdades de música da China para ministrar palestras e cursos de piano.

Entre 1989 a 2009, Ovens lecionou na Universidade de Música e Drama de Hanover (Alemanha) e, desde 2009, é professor regular da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Áustria). Também atua como professor visitante do Conservatório de Música da China, em Pequim. Em 2010, fundou na China a Academia de Música Vienna, da qual é diretor artístico.

Em sua extensa programação de concertos internacionais, Ovens tocou com diversas orquestras e se apresentou em estações de rádio e TV em diferentes países. Foi convidado para participar de festivais de música como Schleswig-Holstein Musikfestival, Dresdner Musikfestspiele, Ludwigsburger Schlossfestspiele e Kissinger Sommer, entre outros.

O IVL se localiza na Av. Pasteur, 436, Urca.

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312.

registrado em: IVL