código do Google analytics Palestra e roda de conversa promovem debates sobre a Arquivologia no Brasil — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Palestra e roda de conversa promovem debates sobre a Arquivologia no Brasil

Palestra e roda de conversa promovem debates sobre a Arquivologia no Brasil

por comunicacao — publicado 09/08/2018 15h30, última modificação 10/08/2018 08h37
Eventos serão realizados nos dias 13 e 14 de agosto, no Auditório Paulo Freire, e marcarão o início do segundo semestre letivo nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquivologia

O Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), o Departamento de Arquivologia (DEPA) e Escola de Arquivologia estão organizando dois eventos que serão realizados na próxima semana para marcar o início das atividade letivas do segundo semestre. Os dois eventos serão realizados no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Na segunda-feira (13), às 19h, o arquivista Wagner Ridolph (UFRJ) ministrará uma palestra com o título 40 anos depois da Lei da profissão de arquivista no Brasil. A palestra abordará o projeto que modelou a institucionalização do campo arquivístico no país, com a regulamentação da profissão a partir da Lei   6.546, de 4 de julho de 1978. 

Já no dia 14, às 19h, será realizada uma roda de conversa com o tema: Arquivologia brasileira: cenário atual e perspectivas. O evento contará com a participação  dos professores José Maria Jardim e Paulo Elian dos Santos. Entre os tópicos que serão debatidos, estão: os rumos das instituições arquivísticas depois das eleições de 2018, a agenda da comunidade arquivística neste ambiente de mudanças políticas e o horizonte para a Arquivologia dentro da estrutura de ciência no Brasil.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio