código do Google analytics ‘O Reino de Duas Cabeças’ é atração da série ‘Teatro no campus’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco Ouvidoria

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / ‘O Reino de Duas Cabeças’ é atração da série ‘Teatro no campus’

‘O Reino de Duas Cabeças’ é atração da série ‘Teatro no campus’

por Comso publicado 04/04/2019 10h40, última modificação 04/04/2019 11h59

O Núcleo de Imagem e Som (NIS) da UNIRIO produziu um vídeo sobre  a Ópera-recreio O Reino de Duas Cabeças.  Trata-se de uma obra composta para ser apresentada durante o recreio escolar. Em função disso, a obra tem duração de 30 (trinta) minutos; apresentada em um ato, dividido em doze  quadros, além de trazer à cena dez personagens. Essa ópera-recreio tem semelhanças com a Ópera Buffa (termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica), fato que contribui para a aproximação do público com o espetáculo em função da descontração e do caráter cômico. 

 O enredo se desenvolve como uma comédia de costumes em que aparecem referências ao folclore das Bandas de Congo, aos acontecimentos do cotidiano, incorporando elementos  satíricos e jocosos, além de incluir a reflexão sobre assuntos políticos bastante atuais, de maneira acessível e bem-humorada. Trata-se de uma obra ambientada no estado do Espírito Santo, local em que o compositor da Obra passa a residir, a partir do início da década de 80.

 A Ópera tem a coordenação-geral, direção musical e piano de  Lúcia Barrenechea (UNIRIO), direção cênica de Maíra Kestenberg e assistência de direção musical/vocal de Carol McDavit.

O NIS é responsável pela produção institucional dos materiais de audiovisual da UNIRIO, realizando sua divulgação no Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV), canal 11 da NET, e no Canal NIS-UNIRIO no Youtube. No canal do Youtube são disponibilizadas transmissões ao vivo e coberturas resumidas de eventos que acontecem na Universidade, vídeos com as práticas de montagem dos alunos da Escola de Teatro, concertos musicais, documentários e também uma série especial sobre saúde. 

Saiba mais sobre os Projetos do  NIS: http://www.unirio.br/proreitoriadeextensaoecultura/nis/producao-do-nis .

 Confira o vídeo: 

 


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio