código do Google analytics Livro sobre obra de referência para estudo do choro será lançado neste sábado, 14 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Livro sobre obra de referência para estudo do choro será lançado neste sábado, 14

Livro sobre obra de referência para estudo do choro será lançado neste sábado, 14

por comunicacao — publicado 12/12/2013 12h40, última modificação 13/12/2013 10h46
Trabalho é fruto de pesquisa de doutorado realizada pelo professor Pedro Aragão, do Instituto Villa-Lobos

No ano de 1936 um obscuro carteiro carioca chamado Alexandre Gonçalves Pinto (por alcunha, “o Animal”) publica um curioso livro intitulado O choro: reminiscências dos chorões antigos, retratando centenas de músicos populares da belle époque carioca. Sem ter qualquer repercussão, o livro é praticamente esquecido, até ser relançado em edição fac-similar pela Funarte em 1978, quando se torna referência obrigatória e leva a várias releituras sobre o choro.

O baú do animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o choro, livro que será lançado neste sábado, 14 de dezembro, às 14h, na Livraria Folha Seca, é um estudo sobre a obra daquele carteiro e outras fontes populares da época. Fruto da pesquisa de doutorado do autor, Pedro Aragão, no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, o texto mostra como as narrativas do passado conformaram diferentes percepções sobre o choro e a música popular brasileira na atualidade.

Pedro Aragão é músico, bandolinista e professor do Instituto Villa-Lobos (IVL) da UNIRIO, onde ministra aulas de História da Música Popular Brasileira, Prática de Conjunto e Prática de Orquestra. 

Premiações

Antes de ser transformado em livro, o trabalho de Aragão foi contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2012) e com o 2º lugar no Prêmio Silvio Romero, concedido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-2012).

O livro será lançado pela Editora Folha Seca, com o apoio da Funarte. A Livraria Folha Seca se localiza na Rua do Ouvidor, 37, Centro.

Outras informações pelos telefones 2224-4159 e 2507-7175. 

registrado em: Música, IVL

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio