Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Licenciatura em Música recebe nota máxima em avaliação do Inep

Licenciatura em Música recebe nota máxima em avaliação do Inep

por Comunicacao UNIRIO publicado 28/02/2014 13h35, última modificação 06/03/2014 11h47

O curso de Licenciatura em Música da UNIRIO obteve nota 5 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O conceito é o mais alto na escala de avaliação do instituto e indica o perfil de excelência do curso.

A visita dos avaliadores do Inep ao Instituto Villa-Lobos (IVL) aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro. Eles estiveram reunidos com o corpo docente, com os estudantes do curso e também foram recebidos por dirigentes da UNIRIO, entre eles o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Durante os dois dias, foram avaliados aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura física.

Para o diretor do IVL, Sérgio Barrenechea, a qualidade dos professores, o comprometimento dos estudantes com as atividades da licenciatura e a produção acadêmica e artística gerada no curso foram pontos que contribuíram para a nota máxima.

“Os avaliadores reconheceram a importância do nosso corpo docente, que conta com mais de 70% de doutores. Viram também o interesse e a dedicação dos estudantes. Temos um plano pedagógico bem-estruturado, que vai ao encontro das diretrizes apontadas pelo MEC”, observou.

Apesar do reconhecimento do curso com nota máxima, os avaliadores do Inep apontaram a necessidade de melhorias na infraestrutura física do IVL. Sérgio Barrenechea reconhece que alguns espaços precisam de reformas e destaca o apoio de agências de fomento na restauração de espaços do IVL.

“Concorremos a editais da Faperj e da Finep, o que já nos possibilitou a reforma da Sala Villa-Lobos e de alguns laboratórios, como o Laboratório de Memória das Artes e da Cultura (Lamac) e o estúdio de gravação Radamés Gnattali. Outros espaços, como salas de aula, foram reformados com verbas do Reuni. E, a médio prazo, temos projetos de restauração dos prédios”, explicou o diretor do IVL.

Curso

O curso de Licenciatura em Música da UNIRIO tem sua história atrelada ao Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO), criado por Heitor Villa-Lobos em 1942 e instituição que deu origem ao Instituto Villa-Lobos (IVL), em 1967. No entanto, o projeto político-pedagógico e curricular próprio do curso é bem mais recente, de 2007.

Atualmente o curso está sob coordenação do professor José Nunes Fernandes.

Para saber mais sobre a Licenciatura em Música, acesse a página do curso no site do IVL: http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/cursos/graduacao/licenciatura-em-musica.

registrado em: ,

Acesso a Informação Capes CNPQ