Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Jovens Talentos para a Ciência apresentam trabalhos na Semana de Integração Acadêmica

Jovens Talentos para a Ciência apresentam trabalhos na Semana de Integração Acadêmica

por Comunicacao UNIRIO publicado 22/10/2015 12h45, última modificação 26/10/2015 09h28

Estudantes contemplados pelo Programa Jovens Talentos para a Ciência apresentaram seus projetos de pesquisa na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Auditório da Escola de Enfermagem, no campus da Reitoria. Promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPG), o evento integrou a 14ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a 13ª Semana de Integração Acadêmica (SIA).

As apresentações foram realizadas por alunos de Medicina, Ciências Ambientais e Informática, que fazem parte do programa desde março de 2015. Ao todo, são 21 bolsistas na UNIRIO, que puderam mostrar resultados parciais de seus trabalhos. Para o diretor de pesquisa da PROPG, Anderson Teodoro, as apresentações realizadas durante a 14ª JIC marcam o momento-chave para a participação dos bolsistas nos projetos.

Larissa Relva – estudante de Medicina que apresentou seu trabalho sobre Associação entre uretrites assintomáticas e carga viral do HIV-1 no sêmen, realizado junto com os colegas Adriano Nardes e Carolina Benini, sob orientação do professor Guilherme Almeida Rosa da Silva – disse que a sua experiência com a pesquisa tem sido muito positiva. “É um trabalho multidisciplinar, que possibilita ter acesso a informações não convencionais, fora da sala de aula, e ainda entrar em contato com o paciente logo no início da vida acadêmica”, afirmou Larrisa, que ainda disse que pretende seguir na área mesmo após o fim da bolsa.

O diretor de pesquisa da PROPG, Anderson Teodoro, disse que o objetivo do  Jovens Talentos é justamente estimular os estudantes desde o início para que eles possam conhecer as atividades da Universidade e assim fortalecer os laços com a instituição. “A gente espera absorver esses alunos para programas da Universidade, para que eles se tornem depois bolsistas de iniciação científica, monitoria ou extensão”, concluiu.

A 13ª SIA prossegue até sábado, dia 24, com palestras, seminário, minicursos e apresentação de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão. Confira a programação.

 

O Programa

Coordenado pela Capes e pelo CNPq, o programa Jovens Talentos para a Ciência destina-se a estudantes de graduação recém-ingressos, de todas as áreas do conhecimento, e tem o objetivo de inseri-los precocemente no meio científico. Os alunos são selecionados mediante prova de conhecimentos gerais e recebem bolsa, pelo período de um ano, para atuar em atividades de pesquisa em suas universidades.

(Letícia Hermont/Comso)

Bolsistas do Programa Jovens Talentos e o diretor de pesquisa da PROPG, Anderson Teodoro

 


Acesso a Informação Capes CNPQ