código do Google analytics Jornada no CLA discute memória teatral e urbana — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Jornada no CLA discute memória teatral e urbana

Jornada no CLA discute memória teatral e urbana

por comunicacao — publicado 12/08/2014 16h01, última modificação 12/08/2014 16h01
Evento receberá conferencistas brasileiros e estrangeiros

Arquitetura teatral e espaços alternativos, relações entre o teatro e a cidade e conservação do patrimônio cultural brasileiro serão alguns dos temas discutidos na próxima semana, durante a 2ª Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura: Memória Teatral e Urbana. O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Auditório Audiovisual do Centro de Letras e Artes (CLA).

Segundo a professora Evelyn Lima, integrante da comissão organizadora da Jornada, a proposta é debater a dinâmica de conformação dos espaços teatrais, que se moldaram de acordo com suas cidades. “A recente produção acadêmica no âmbito europeu sobre arquitetura teatral tem conferido novos significados e outras possibilidades à encenação em espaços construídos ou reformados para receber grandes contingentes de público”, analisa. O evento engloba as comemorações dos 20 anos do projeto Estudos do Espaço Teatral, da UNIRIO, coordenado pela professora.

Haverá conferências, mesas-redondas, lançamento de livros e apresentações culturais. Entre os convidados, estão as professoras Dorita Hannah, da Universidade Aalto, na Finlândia, e Beth Weinstein, da Universidade do Arizona (EUA). O cenógrafo e professor Helio Eichbauer, da Escola de Artes Visuais do Parque Laje, e o professor André Carreira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), também serão palestrantes.

Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para arquiteturateatroecultura@gmail.com. Serão emitidos certificados de participação.

Veja a programação completa.

Confira o resumo das palestras.

O CLA se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.

Outra informações pelo telefone 2542-2409.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio