código do Google analytics Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO acontece em agosto — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO acontece em agosto

Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO acontece em agosto

por comunicacao — publicado 17/06/2013 00h00, última modificação 22/07/2015 16h01

Apresentações orais e de pôsteres, conferências, debates, minicursos e eventos culturais integram a programação da 12ª Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto. O evento visa integrar professores, pesquisadores e estudantes de graduação, contribuindo para a discussão e a divulgação da produção científica nos centros de pesquisa e ensino da Universidade.

“O cérebro nosso de cada dia” será o tema da conferência de abertura, ministrada na tarde do dia 20 de agosto pelo professor do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense Cláudio Serfaty. Nos dias 21 e 22 haverá minicursos sobre elaboração de resumos científicos; legislação e aplicação de fitoterápicos; o gestor de referências bibliográficas EndNote Web; e introdução ao Software Estatístico R.

Inscrições

Serão apresentados cerca de 600 trabalhos, previamente analisados por comitê científico composto por professores da UNIRIO. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 5 de julho. Interessados devem enviar nesse período a ficha de inscrição preenchida, cópia da outorga da bolsa (no caso de bolsistas) e resumo expandido do trabalho, escrito no máximo em três páginas, para o e-mail jicunirio@gmail.com. Estudantes de outras instituições de ensino superior também podem se inscrever, enviando a documentação para o mesmo endereço.

Alunos do Programa de Iniciação Científica da UNIRIO com situação regular junto ao Departamento de Pesquisa, e que tenham desenvolvido o projeto entre agosto de 2012 e julho de 2013, com pelo menos oito meses de bolsa ou participação, podem concorrer ao Prêmio de Iniciação Científica. No caso de bolsista Faperj ou IC-CNPQ (balcão), é necessário que a cópia do termo de outorga e aceitação da bolsa seja enviada para jicunirio@gmail.com no período entre 1º e 5 de julho. Não poderão se candidatar ao Prêmio alunos de outras instituições, orientandos de pesquisadores externos à UNIRIO ou bolsistas que deixaram de cumprir qualquer determinação do edital DPq 2012-2013.

A Jornada de Iniciação Científica vem sendo realizada há 11 anos ininterruptos, e mobiliza a cada edição cerca de mil participantes. A programação completa, a ficha de inscrição e as normas para participação estão disponíveis no site do evento: http://www2.unirio.br/unirio/iniciacaocientifica.