código do Google analytics Jornada Científica do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais chega à 7ª edição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Jornada Científica do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais chega à 7ª edição

por Comunicação publicado 04/10/2022 15h11, última modificação 05/10/2022 10h47
O evento será realizado nos dias 5 e 6 de outubro

A Jornada Científica do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-Arremos) irá promover sua sétima edição. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de outubro e contará com um seminário de pesquisa e uma mesa-redonda. Os eventos serão transmitidos on-line pelo canal audiovisual do grupo.

Nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, acontece o Seminário de Pesquisa do CDOC-Arremos. Durante a atividade, Dijavan Mascarenhas irá abordar o tema Arquivos eclesiásticos: justificativas para preservá-los; Gustavo Souza ministrará palestra sobre Ditadura e Sociedade: a difusão de acervos em redes sociais; Guilherme Santos fará exposição sobre Os grandes legados de uma pequena escola e os pequenos legados dos megaeventos; e Camila Costa debaterá o tema Disseram-me clandestino por não levar papel.

Na quinta-feira (6) será realizada a mesa-redonda Arquivo, Memória e Ditadura, com início às 19h. O evento contará com a participação de Carolina Gonçalves Alves, analista de Documentação e Informação da Fundação Getúlio Vargas; Thamires Ribeiro de Oliveira, conservadora-restauradora do Museu da Maré; Antônio Carlos Pinto Vieira, fundador do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré; e Ana Carolina Reyes, cientista-social que atualmente integra a equipe de processamento técnico de documentos audiovisuais e sonoros do Arquivo Nacional. A moderação será feita pelo professor João Marcus Assis (UNIRIO).