Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

Ícone de proibidoPeríodo Eleitoral

Você está aqui: Página Inicial / Inscrições para mobilidade acadêmica nacional se encerram no dia 31

Inscrições para mobilidade acadêmica nacional se encerram no dia 31

por Comunicação UNIRIO publicado 10/10/2018 13h10, última modificação 11/10/2018 11h31

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes, para início no primeiro semestre de 2019. O público-alvo são estudantes de graduação da UNIRIO e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) interessados em cursar parte do curso em outra universidade do Brasil.

Na UNIRIO, a Diretoria de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação (DPAE), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), é o setor responsável pelo recebimento da documentação de alunos interessados.

Pode realizar mobilidade acadêmica em âmbito nacional o estudante que esteja regularmente matriculado em curso de graduação de uma Ifes conveniada, que tenha concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e que não possua mais de duas reprovações acumuladas nos dois semestres letivos que antecedem o pedido de participação no Programa.

Os estudantes de outras Ifes devem procurar o setor responsável pela mobilidade acadêmica em sua instituição e providenciar a seguinte documentação: carta de encaminhamento da instituição de origem; atestado de matrícula regular; histórico escolar completo; plano de atividades acadêmicas que pretende desenvolver; cópia do CPF e cópia do documento oficial de identidade. Os documentos devem ser encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNIRIO pelo setor de mobilidade acadêmica da instituição de origem.

Já os estudantes da UNIRIO interessados em cursar um ou dois semestres em outra Ifes deverão verificar com a instituição de destino o prazo de recebimento da documentação, além de solicitar as ementas das disciplinas do curso de graduação correspondente, o que viabilizará a elaboração do plano de estudos e a concessão de equivalências.

O aluno da UNIRIO deve solicitar à coordenação de seu curso a participação no Programa, mediante justificativa de seu interesse e apresentação dos seguintes documentos: cópia do CPF; cópia do documento oficial de identidade; atestado de matrícula regular; histórico escolar atualizado; plano de atividades acadêmicas contendo os componentes curriculares que pretende cursar na instituição receptora e ementas das disciplinas correspondentes ao plano de atividades.

Mais informações podem ser obtidas com a DPAE, pelo telefone (21) 2542-7373 ou pelo e-mail prograd.dpae@unirio.br.

O Programa

O Programa de Mobilidade Acadêmica foi criado em 2003 por meio de convênio firmado entre as Ifes, no âmbito da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A iniciativa possibilita que o estudante regularmente matriculado em curso de graduação curse componentes curriculares em outra instituição de ensino conveniada, por até dois semestres letivos. Para outras informações, consulte a página do Programa no endereço: http://www.unirio.br/prograd/programas-de-graduacao/programa-de-mobilidade.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio