código do Google analytics Inaugurada Unidade da Escola de Medicina e Cirurgia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Inaugurada Unidade da Escola de Medicina e Cirurgia

Inaugurada Unidade da Escola de Medicina e Cirurgia

por comunicacao — publicado 14/08/2014 18h32, última modificação 14/08/2014 18h32
Edifício de quatro andares possibilitará a realização de atividades acadêmicas e administrativas

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 14 de agosto, a Unidade da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO. O prédio de quatro andares se localiza na Rua Professor Gabizo, 264, Tijuca. O edifício possibilitará a realização de atividades acadêmicas e administrativas.

Adquirido pela Universidade em 2008, o imóvel passou por uma série de reformas de adequação do espaço e da infraestrutura. Na cerimônia de inauguração, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca agradeceu à Coordenação de Engenharia e à ex-diretora da EMC, Maria Lúcia Pires, pelo esforço empreendido no projeto.

Ampliação

“A proximidade geográfica com o Hospital Universitário Gafrée e Guinle [HUGG] era algo incômodo, pois havia falta de espaço no campus, enquanto aqui estavam quatro andares desocupados”, recordou o reitor Jutuca. Segundo ele, o prédio foi adquirido para sediar a EMC, porém, posteriormente, observou-se que o espaço não refletia toda a sua magnitude. “No nosso imaginário, a Escola, agora, é o Hospital, o Instituto Biomédico e a Unidade”, comemorou.

O vice-reitor, José da Costa Filho, ressaltou o trabalho necessário para desenvolver um projeto como esse, e observou que as obras exigiram o empenho de duas gestões da UNIRIO. “Houve uma modificação importante na estrutura do edifício, e todo o processo demandou inúmeras reuniões na Reitoria”, salientou.

Já a pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida da Silva e Silva, lembrou que, na última avaliação do Inep, o curso de Medicina perdeu pontos por não ter uma unidade própria, tendo sido considerado uma mescla entre Escola e Hospital, sem identidade definida. “Retruquei, argumentando que uma escola centenária como a EMC tinha, sim, sua identidade”, revelou. “Portanto, essa inauguração, hoje, é motivo de muito orgulho”.

Função social

Para a decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, a iniciativa evidencia ainda mais a excelência do HUGG e da Escola de Medicina e Cirurgia. “Somos nós, em mais um momento. Mas, além disso, é um serviço à sociedade, um papel que continua sendo desempenhado, apesar de todas as dificuldades”, observou.

O diretor da EMC, Agostinho Ascenção, destacou que Escola e Hospital são, historicamente, indissociáveis – razão pela qual, segundo ele, a ideia de transformar o edifício na sede da Escola não foi adotada. Agostinho salientou a importância do atendimento humanizado e o papel do HUGG na formação profissional proporcionada pelos cursos da UNIRIO. “A função do Hospital é formar recursos humanos para o sistema de saúde”.

Dirigentes da UNIRIO comemoraram a ampliação da EMC, agora representada pelo Instituto Biomédico, pelo Hospital e pela Unidade (Foto: Comso)