código do Google analytics II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG

II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG

por comunicacao — publicado 25/09/2015 15h55, última modificação 01/10/2015 15h00
Evento realizado nesta sexta-feira, 25, promoveu atividades educativas e prestou serviços à comunidade

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) foi palco da II Mostra do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS). O evento, realizado nesta sexta-feira, 25, no pátio externo do HUGG, contou com tendas montadas de forma interdisciplinar com atividades educativas, de promoção da saúde e prevenção de doenças e de conscientização do uso sustentável do meio ambiente.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca abriu a Mostra esta manhã ao som da banda MM’s, formada por estudantes de Medicina. Jutuca falou da sua satisfação em presenciar a competência acadêmica de profissionais e alunos no atendimento à comunidade. “Um evento como este apresenta à sociedade o que a UNIRIO tem de melhor a oferecer à população, e ainda atrai estudantes do Ensino Médio para conhecer e futuramente ingressar na instituição”, afirmou.

Para o vice-reitor, Ricardo Cardoso, “a Mostra consolida a força do CCBS na atração do público externo, que pôde trocar informações e dialogar com a Universidade”. Já a decana do CCBS, Ana Maria Wandelli, reforçou o caráter multidisciplinar do evento, que integra todas as cinco unidades do Centro – Escola de Medicina e Cirurgia, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Escola de Nutrição, Instituto Biomédico e Instituto de Biociências. “Ficamos muito felizes de tornar possível a Mostra dentro de nossa casa e de abrir o portão da Universidade para a população”, ressaltou.

A pró-reitora de Extensão de Cultura, Cláudia Aiub, falou da dedicação de todos os envolvidos na organização ao “promover um atendimento com amor e competência, porque é assim que a gente trabalha”. Evelyn Orrico, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, também enalteceu a iniciativa ao afirmar que é “fundamental que a UNIRIO esteja sempre aberta para a população e que esta possa se sentir sempre acolhida pela Universidade”.

Alcides Guarino, pró-reitor de Graduação, destacou que o “evento envolve grande parte dos docentes do Centro e mostra a sua produção acadêmica e cultural para a comunidade”. O diretor do HUGG, Fernando Ferry, se mostrou contente ao receber a população dentro do hospital e completou: “temos que repetir mais vezes”.

Atendimento à comunidade

As tendas montadas no pátio do HUGG ofereceram diversas atividades e ações de saúde, como verificação da pressão arterial, dosagem de glicose, avaliação da função respiratória, educação alimentar, jardim didático e evolutivo, entre outras. A costureira Clarice dos Santos adorou a iniciativa. “É uma maravilha poder avaliar minha glicose e conferir se está tudo certo comigo”, disse.

Na tenda de combate à hipertensão, crianças do Abrigo Teresa de Jesus assistiram a um vídeo educativo sobre hábitos saudáveis e participaram de atividades lúdicas. A professora Ana Maria Vasconcelos, que coordena dois projetos de combate à doença, falou da importância do trabalho com crianças, uma vez que “elas podem aprender desde cedo como combater à hipertensão e ainda levar o aprendizado para casa”. O estudante de Medicina Daldio Garcez, que faz parte do projeto, diz ser “gratificante ver crianças que não têm esse tipo de informação em seu cotidiano participando das atividades e sendo incentivadas a ter medidas alimentares saudáveis”.

(Letícia Hermont/Comso)

Alunos do Abrigo Teresa de Jesus assistem a vídeo educativo sobre a hipertensão