código do Google analytics Campus da Reitoria recebe I Mostra do CCBS — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Campus da Reitoria recebe I Mostra do CCBS

Campus da Reitoria recebe I Mostra do CCBS

por comunicacao — publicado 27/08/2014 16h20, última modificação 29/08/2014 21h55
Evento oferece atividades educativas e prestação de serviços à comunidade

Nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, o campus da Reitoria é cenário da I Mostra do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). As tendas montadas na área externa do campus promovem atividades educativas e prestam serviços à comunidade.

Na abertura do evento, realizada esta manhã, no Auditório Vera Janacopulos, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca salientou que este é um momento especial, devido à presença de muitas pessoas que vêm para conhecer a Universidade. “A UNIRIO surgiu há 35 anos, da união de escolas que, hoje, são muito tradicionais e, até mesmo, centenárias”, relembrou.

Para o vice-reitor, José da Costa Filho, a Universidade conseguiu “reunir a força acumulada por essas escolas centenárias para lutar para que o ensino e a pesquisa sejam cada vez melhores”. Ele observou, ainda, que, embora a UNIRIO seja uma instituição de tamanho médio, sua estrutura é muito completa, considerando a quantidade de campi, centros, cursos e alunos.

A decana do CCBS, Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, salientou que a Mostra é resultado de um trabalho que durou cerca de um ano, na busca pela melhor abordagem possível a estudantes de ensino médio e calouros da UNIRIO. Ela também destacou o caráter público do evento, aberto a toda a comunidade. “A universidade, por ser pública e gratuita, é de todos e de cada um de nós”, ressaltou.

Cada um dos participantes recebeu uma pasta com material informativo sobre as cinco unidades que compõem o Centro – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Escola de Medicina e Cirurgia, Escola de Nutrição, Instituto Biomédico e Instituto de Biociências.

Prioridade

A pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida da Silva e Silva, apontou a carência de profissionais de saúde no Brasil. “A área é prioritária, não só na Universidade, mas no país, que enfrenta dificuldades em termos quantitativos”, observou. Loreine também lembrou que a maioria dos diretores do CCBS, além da própria decana, são ex-alunos da UNIRIO. “Quem entra aqui, não sai mais”, brincou.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso, enalteceu a iniciativa de mostrar a Universidade para os estudantes que ainda vão entrar e para os novos alunos, que ainda não tiveram tempo de descobrir tudo que a Instituição tem para oferecer.

O pró-reitor de Extensão, Diógenes Pinheiro, também parabenizou os organizadores pela “atitude cidadã” de exibir a UNIRIO ao público externo. “Vivemos em época de guerras, crises e desencanto, mas, quando olhamos para a capacidade da universidade de mudar o mundo, nossas esperanças se renovam”.

Além de mesa-redonda e apresentação musical, a I Mostra do CCBS promove avaliação interdisciplinar de saúde, orientação quanto à síndrome de Down, verificação de grupos sanguíneos, teste de detecção rápida do HIV e apresentações sobre educação ambiental, entre muitas outras atividades.  Confira a programação completa.

O campus da Reitoria se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.

Outras informações pelo telefone 2264-6406.

Abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Auditório Vera Janacopulos (Foto:Comso)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio