código do Google analytics I Fórum de Cursos de Graduação tem início com palestra sobre avaliação educacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / I Fórum de Cursos de Graduação tem início com palestra sobre avaliação educacional

I Fórum de Cursos de Graduação tem início com palestra sobre avaliação educacional

por comunicacao — publicado 16/11/2015 11h40, última modificação 16/11/2017 14h39
Promovido pela Pró-reitoria de graduação (Prograd), evento traz até esta terça-feira, dia 17, palestras, mesas-redondas e apresentação de grupos de trabalho

O I Fórum de Cursos de Graduação da UNIRIO, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), teve início na manhã desta segunda-feira, dia 16 de novembro, no Auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Mauro Luiz Rabelo, decano (pró-reitor) de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB).

Tendo uma larga experiência nas áreas de matemática e de avaliação educacional, Mauro palestrou sobre a Avaliação Superior e seus Indicadores.  O desafio da aprendizagem, o contexto atual da educação superior no Brasil, as formas de avaliação dos cursos e das universidades, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram alguns dos temas abordados pelo palestrante. Sobre a avaliação institucional, pela qual a UNIRIO passará em 2016, o professor reforçou que é essencial que “toda a instituição esteja mobilizada e que o ponto fundamental é a organização da informação”.

O vice-reitor, Ricardo da Silva Cardoso, que presidiu a mesa de abertura representando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, também ressaltou que é importante que toda a comunidade da UNIRIO se envolva no processo de avaliação institucional da Universidade no ano que vem. “Uma nota ruim ou uma nota boa é para todos nós da UNIRIO. Este Fórum é um momento ideal para se discutir e melhorar o que ainda tem que ser ajustado. Espero que todos tenham essa consciência e possam participar ativamente de forma a aprimorar cada vez mais a nossa Universidade”, concluiu.

Compondo também a mesa de abertura, estavam o pró-reitor de graduação, Alcides Guarino, e o diretor de programas e atividades especiais de ensino em graduação, Ronaldo Busse.  Em sua fala, Alcides relembrou o Fórum de Bacharelado e o Fórum de Licenciaturas, promovidos pela Prograd em 2013 e 2014, respectivamente, e disse que a iniciativa do I Fórum de Cursos de Graduação foi uma decisão de unir os fóruns anteriores e tratar de vários assuntos de graduação com uma abrangência maior. O pró-reitor desejou a todos um ótimo evento e disse esperar “que professores, alunos e participantes tenham muita discussão, não só nas palestras e mesas-redondas, como também nos grupos de trabalho”.

Ronaldo Busse agradeceu a todos os envolvidos na organização do Fórum e aos docentes que conduziram os grupos de trabalho. O professor falou que o evento, considerado muito valoroso para a Prograd, estará no calendário da Universidade nas suas próximas edições.  “Todos nós sabemos da importância de se discutir a universidade, em especial os nossos cursos de graduação, para que sempre busquemos a excelência de maneira participativa e coletiva”, destacou.

O I Fórum de Cursos de Graduação vai até esta terça-feira, dia 17, com diversas atividades, como palestras, mesas-redondas e apresentação de grupos de trabalho. Com o objetivo de fomentar a discussão acerca da formulação e implementação de políticas públicas que visem ao pleno desenvolvimento do país, tendo em vista as alterações de políticas e diretrizes básicas da educação superior, o evento também busca trazer esse debate para o âmbito dos cursos de graduação da UNIRIO. Confira a programação completa.

(Letícia Hermont/Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio