código do Google analytics HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade

HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade

por comunicacao — publicado 27/08/2018 14h55, última modificação 28/08/2018 10h57
Evento foi realizado no último dia 23, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade, em conjunto com os professores Ana Rosa Airão e Júlio Tolentino, da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO, realizaram, no último dia 23, o I Simpósio de Saúde e Espiritualidade, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A abertura do evento, que tratou sobre o reconhecimento da relevância do tema para a formação do profissional de Saúde, foi feita pela diretora da EMC, Maria Marta Tortori, pelo coordenador do Curso de Medicina, André Montillo, pelo superintendente do HUGG, Fernando Ferry, e pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Portari.

Durante o acontecimento houve as seguintes apresentações: “ Espiritualidade na área da Saúde?”, com a professora Ana Rosa Airão ( Pediatria/Neonatologia - UNIRIO); “Por que falar de Espiritualidade na formação do profissional de Saúde”, com o professor Adriano Barros de Almeida (Pediatria/ Neonatologia - UNIRIO); “ Qual é a importância da Espiritualidade nos Transtornos Mentais?”, com Júlio Tolentino (Clínica Médica/ Cardiologia - UNIRIO); e “ Como avaliar a espiritualidade em nossos pacientes?”, com o professor Ricardo Bedirian (Clínica Médica - UERJ).

Ao final, o coordenador da disciplina Saúde e Espiritualidade do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da UFF, José Genilson Ribeiro, fez um relato sobre o impacto no tratamento dos enfermos das enfermarias do hospital de Niterói.

O encontro serviu ainda para informar aos alunos que a disciplina optativa  Saúde e Espiritualidade foi aprovada nos Colegiados e aguarda, somente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para ser oferecida. A previsão é que esteja disponível a partir do primeiro semestre de 2019.