código do Google analytics HUGG e Escola de Medicina e Cirurgia abrem a 32ª Jornada Científica com conferência e homenagens — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / HUGG e Escola de Medicina e Cirurgia abrem a 32ª Jornada Científica com conferência e homenagens

HUGG e Escola de Medicina e Cirurgia abrem a 32ª Jornada Científica com conferência e homenagens

por comunicacao — publicado 26/11/2012 23h00, última modificação 07/07/2015 14h06

Teve início nesta segunda-feira, 26 de novembro, a 32ª Jornada Científica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), que ocorre em paralelo à 5ª Semana de Integração do HUGG e da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Durante a cerimônia de abertura, realizada pela manhã, no Anfiteatro Nobre do HUGG, os Professores Carlos Alberto Basílio de Oliveira e Maria Lúcia Elias Pires, Diretora da EMC, foram homenageados pela competência técnica e pelo trabalho desenvolvido junto à EMC ao longo de suas trajetórias na Instituição. Ainda na parte da manhã, foram proferidas as palestras “Uma breve história da Medicina”, ministrada pelo Prof. José Luiz Camarinha Nascimento Silva; e “Evolução dos sistemas de controle e gestão no último século”, pelo Prof. João Luiz Ferreira Costa, subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

O Superintendente Médico do HUGG, Prof. Ricardo Antônio Correa Lima, representou o Diretor do HUGG, Prof. Antônio Carlos Iglesias, e ressaltou a importância da Jornada na aproximação entre o Hospital e os estudantes. “Esse é um momento de integração básica em que o Hospital, que é uma unidade prestadora de serviço da comunidade local e do Rio de Janeiro, se encontra com o ensino. É muito bom ver um evento que visa capacitar seus alunos”, disse.

Representante do Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. José da Costa, lembrou o centenário da EMC, comemorado em abril, e destacou os avanços alcançados e os desafios que a EMC e o HUGG têm pela frente. “A Escola de Medicina tem se dedicado ao longo dos últimos dois anos, de maneira muito intensa, à reformulação do seu currículo, para adaptá-lo às diretrizes nacionais, mas, ao mesmo tempo, para estreitar nesse currículo novas perspectivas de formação no ensino médico. Mas não é só a Escola que está num momento de reflexão sobre o seu futuro. O próprio Hospital está num momento de grande reflexão, de embate, de ter que se posicionar a respeito da proposta governamental de criação de uma empresa pública para a contratação de serviços e o gerenciamento dos hospitais”, salientou o Vice-Reitor.

Também participaram da mesa de abertura o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Ricardo Cardoso; a Diretora de Extensão, Sônia Meddleton, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC); e a Decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Profa. Lúcia Vianna.

Com conferências, mesas-redondas e cursos, que reunirão professores e pesquisadores da UNIRIO e de outras instituições, a Jornada ocorre até o dia 30 de novembro. Entre os temas que serão debatidos durante a jornada estão história da Pediatria no Rio de Janeiro, infecções virais, avanços diagnósticos em pacientes graves, prevenção e tratamento do câncer de boca e cuidados pós-operatórios. Nos quatro dias de evento, serão ministrados cursos nas áreas de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Pediatria, Endocrinologia, Cirurgia Geral, Hematologia, Anatomia Patológica, Reumatologia, Urologia, Medicina Psicossomática, Obstetrícia, Angiologia e Otorrinolaringologia.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio