Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina acordo de cooperação com INSS para identificar portadores da síndrome de Talidomida

por Comunicacao UNIRIO publicado 09/06/2016 13h55, última modificação 10/06/2016 07h07

Foi assinado nesta quarta-feira, dia 8, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), acordo de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Gerência Executiva Norte do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para promover a identificação de portadores da síndrome de Talidomida.

O acordo visa ao reconhecimento do direito dos pleiteantes à pensão especial e à indenização por danos morais. Além disso, prevê a produção de dados da avaliação médico-pericial para fomentar a produção científica sobre o tema e disseminar educação previdenciária por meio de palestras aos docentes, discentes, servidores e cidadãos-usuários da Universidade.

Estiveram presentes à reunião o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, o vice-reitor, Ricardo Cardoso, o diretor de Pesquisa, Anderson Junger Teodoro, o superintendente do HUGG, Fernando Ferry, o professor de Genética Médica da Escola de Medicina e Cirurgia, Fernando Regla Vargas, o gerente executivo do INSS, Alexandre Maia de Carvalho, e a médica perita do INSS Carla Torres Schmidt. Representando o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, estava a professora da EMC Marília de Abreu Silva.

Desenvolvida na Alemanha na década de 50 e inicialmente utilizada como sedativo, a Talidomida gerou milhares de casos de focomelia, síndrome provocada pela aproximação ou encurtamento dos membros junto ao tronco do feto. Se utilizado durante a gravidez, o medicamento também pode causar defeitos na visão, audição e coluna vertebral e, mais raramente, problemas cardíacos e do tubo digestivo.

Acordo prevê a produção de dados da avaliação médico-pericial para fomentar a produção científica sobre a síndrome e disseminar educação previdenciária por meio de palestras aos docentes, discentes, servidores e cidadãos-usuários da Universidade (Foto: Divulgação)