código do Google analytics Historiadora da arte Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira ministra aulas no PPGMUS — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Historiadora da arte Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira ministra aulas no PPGMUS

por comunicacao — publicado 14/08/2014 14h25, última modificação 14/08/2014 14h23
Professora é referência nos estilos barroco e rococó

A professora e historiadora da arte Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira participará das atividades deste semestre no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUS). Convidada pela professora responsável pela disciplina Tópicos Especiais em Museologia e Patrimônio, Helena Cunha de Uzeda, a pesquisadora ministrará três aulas, sendo a última uma visita às igrejas São Bento e Santa Rita (antiga Sé).

“Myriam é a professora que mais entende de Aleijadinho no Brasil”, sentencia Helena Uzeda. “É uma pesquisadora de ponta, autora de livros de referência sobre os estilos barroco e rococó”. As atividades acontecem nos dias 18 e 25 de agosto, e 1º de setembro. A segunda aula, do dia 25, será também a aula inaugural do PPGMUS.

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Myriam fez os cursos de mestrado e doutorado na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), e pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra). É professora aposentada de História e Teoria da Arte pela UFRJ – onde ainda leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – e conselheira consultiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As aulas serão abertas ao público. Confira a programação:

Programas conventuais e seculares na arquitetura religiosa do Rio de Janeiro
Dia e horário: 18 de agosto, às 9h
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Informática (Av. Pasteur, 458, Urca)

Barroco e Rococó na arquitetura do Rio de Janeiro (aula inaugural do PPGMUS)
Dia e horário: 25 de agosto, às 9h30

Aula prática – visita in situ
Dia e horário: 1º de setembro, às 9h30
Local: Igrejas São Bento e Santa Rita (antiga Sé)

Outras informações pelo telefone 2542-1031.